Desenroladas


Beleza livre de crueldade: conheça marcas que amamos e não testam em animais

Feche os olhos e lembre do cheiro da sua infância. Pense não só no aroma dos ambientes, comidinhas e pessoas que marcam a sua memória, mas no perfume que passavam em você. Consegue identificar a marca? Se você faz parte da geração millennial, é muito provável que sua lembrança remeta à Lavanda Johnson’s Baby. Pela memória afetiva relacionada ao produto, continuei usando-o eventualmente até meus 18 anos, quando soube de um fato que mudaria pra sempre minha relação não só com a Johnson & Johnson, mas com toda a indústria dos cosméticos: a empresa realiza testes em animais. A informação constava (e ainda consta) numa lista da PETA (People For The Ethical Treatment Of Animals), organização sem fins lucrativos que possui o programa Beauty Without Bunnies (“Beleza sem Coelhos” – em referência aos animais mais usados nos testes desse mercado).

De lá pra cá, muitos anos passaram e a Johnson & Johnson, assim como muitas outras organizações, permanece com esta prática cruel. Por outro lado, é crescente a quantidade de marcas que estão deixando de fazer testes em animais (como a brasileira Natura já não faz há muito tempo) e também de empresas que já nascem sob a filosofia “cruelty free” (como a inglesa Lush).

O objetivo do programa Beauty Without Bunnies é fiscalizar e divulgar à população mundial as empresas que realizam e as que não realizam este tipo de teste, alertando para a falta de necessidade da crueldade animal para a criação de produtos de qualidade e que atendem às necessidades dos clientes.

Algumas marcas que testam em animais:

Algumas marcas que não testam em animais:

Clique aqui para ver a lista completa de marcas que testam e que não testam em animais (em inglês).

Quem financia tudo isso? Nós, consumidores. O lado bom é que, tendo esse conhecimento em mente, podemos realizar compras conscientes e apoiar as empresas que também lutam para erradicar essa terrível prática do comércio da beleza.

O consumo também pode ser um ato político. Ao diminuir os lucros de empresas que financiam laboratórios de pesquisa com bichinhos, você está mandando uma poderosa mensagem para elas. A mudança é urgente. O tempo de mudar de hábitos é agora. Precisamos começar a cultivar hoje a transformação para que os produtos veganos e sem testes em animais não sejam a exceção, mas o lugar comum na memória das próximas gerações – assim como a lavanda Johnson é um clichê para a nossa.

Para quem também busca opções de produtos de beleza mais harmônicos com o meio ambiente, selecionamos algumas marcas vegetarianas e/ou veganas que consumimos e amamos.

LUSH

Marca de referência mundial quando o assunto é o combate aos testes em animais, esta empresa inglesa está presente no Brasil há alguns anos com lojas próprias em São Paulo e também com uma loja online que entrega para todo o país. Alguns dos nossos produtos favoritos são: Tea Tree Water (Tônico Facial refrescante para pele oleosa, meu queridinho), Coalface (sabonete facial para pele oleosa), Jason and the Argan Oil (Shampoo sólido rosinha para fortalecimento e hidratação) e Marilyn (creme de tratamento para cabelos loiros que não está na foto, mas sempre está na prateleira da Gabi).

E-commerce: https://br.lush.com

SUVACO CHEIROSO

O nome bem-humorado faz jus à qualidade do produto. Estou usando este desodorante vegano sem álcool há quase um mês e é o melhor desodorante que já experimentei! A Suvaco Cheiroso tem também sabão em pó biodegradável, sachê aromatizante e repelente natural. O produtos estão disponíveis em algumas lojas multimarcas em São Paulo e vende também no Facebook para todo o Brasil.

E-commerce: facebook.com/suvacocheiroso.vegano

INOAR

Produtos veganos de qualidade, portfólio bem diversificado (com opções profissionais, para volume, cachos, cabelos coloridos, dentre outros), preços ótimos e disponível em diversos pontos de venda do Brasil. Seria um sonho? Não, essa é a Inoar, marca que vem ganhando cada vez mais espaço no box dos nossos banheiros. Para quem ainda não achou um PDV da Inoar na sua cidade, basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar várias lojas online que entregam os produtos da marca para todo o país.

Site: inoar.com

FACE IT NATURAL

Conhecemos a marca graças à indicação da nossa leitora Clarissa Esmeraldo e logo ficamos encantadas com toda a proposta. Além da linha exclusiva de batons veganos, naturais, com ingredientes orgânicos e cruelty free, a FaceIt Natural é comandada por duas mulheres: Elza e Julia Barroso, mãe e filha. Com anos de experiência no mercado de moda, jornalismo, fotografia e meio ambiente, as cariocas abraçaram o ramo da beleza com produtos livres de chumbo, alumínio, parabenos, sulfato, derivados de petróleo e qualquer outro ingrediente tóxico. As fórmulas contém ingredientes naturais e orgânicos de extratos vegetais e minerais, que agregam relevantes benefícios à saúde como cera de candelilla, extrato de semente de damasco, manteiga de cacau orgânica, óleo de semente de rícino orgânico, palmitato de octila, vitamina E, pigmentos minerais, entre outros. Resultado: produtos de alta tecnologia com poderosa aderência e fixação, cobertura aveludada matte e cores vivas.

O contato com o produto veio um pouco depois de conhecer toda essa história incrível e reforçou algo que a gente já suspeitava: temos uma nova marca favorita de batons! Fomos presenteadas com os tons hard to get e call me maybe, ambos com pigmentação, fixação e duração incríveis.

Sabe o melhor? Os batons são ainda certificados pela PETA e fazem parte do programa “Beauty Without Bunnies” que citei no início do texto. Massa, né? <3 E o preço é bem justo pela qualidade do produto e por toda a ideia por trás da marca: custa R$ 74 a unidade.

E-commerce: faceitnatural.com

SIMPLESMENTE

Falamos da Simplesmente num post com dicas de restaurantes com opções vegetarianas em São Paulo, lembra? Pois além das comidinhas orgânicas deliciosas, a empresa tem também dois produtinhos de beleza: manteiga corporal (feita de manteiga de murumuru, óleo de maracujá, óleo de essencial de lavanda) e esfoliante corporal (feito de café em pó, açúcar de coco, óleo de coco extra virgem e óleo de maracujá). Ambos são veganos, 100% naturais e feitos à mão. A Gabi usa o esfoliante corporal (abaixo) também no rosto e ama o resultado! Interessou? Tem venda online. 😉

E-commerce: simplesmente.co/sstore

NANA GRASSI

Conhecemos a marca graças à loja Bayusha que vende seus produtos aqui em Fortaleza. Foi amor à primeira experiência! A Nana Grassi combina as antigas tradições de confecção artesanal para criar opções de produtos 100% naturais e vegetarianos para o corpo e o rosto. Nossos queridinhos são o sabonete e a máscara de argila verde que deixam a pele ma-ra-vi-lho-sa.

Bayusha Store: Shopping RioMar Fortaleza, Piso L2, loja 2153 | IG: @bayushastore

LOLA COSMETICS

Uma das marcas veganas mais conhecidas (e amadas!) do país, a Lola não poderia ficar fora dessa lista. Se no início a marca deu algumas deslizadas na ética (sendo acusada de plagiar a proposta da inglesa Lush e até embalagens e nomes de produtos), hoje ela já tem seu próprio espaço, identidade e muuuitas consumidoras. O foco da marca são produtos para cabelos, com linhas que atendem necessidades distintas. Linha para cachos? Tem. Linha para loiras? Tem. Linha de tratamento para cabelos com química? Tem. Linha especial para pós-praia? Tem também.

Tanto eu quanto a Gabi somos consumidoras e fãs da Lola que nos conquistou com suas embalagens únicas (cheias de bom humor), com o cheirinho delicioso dos shampoos e condicionadores e, principalmente, com a qualidade dos produtos que operam “milagres” em nossos cabelos cheios de tintura.

Site: lolacosmetics.com.br

JARDINEIRA DE OXALÁ

A marca prepara produtos veganos para cura e cuidados diários com a proposta de nos cuidarmos lentamente, “como antigamente”, observando nosso corpo e nossas respostas, minimizando os impactos negativos à nossa saúde e ao meio ambiente. Apaixonamos, sim ou com certeza? Dentre os produtos da Jardineira de Oxalá, está o Óleo da Lua que serve para massagear a região do ventre promovendo alívio para cólica menstrual. Conheci a marca numa viagem à São Paulo e como tenho cólicas menstruais muuuito fortes, apostei no Óleo da Lua. Realmente aliviou bastante as dores, embora não tenha cessado completamente. Mas já é bem melhor do que sentir tanta dor a ponto de ficar “inoperante” ou do que ficar refém de remédio industrializados, né? Recomendo super o Óleo da Lua + bolsa de água quente para esse período “especial” que tantas mulheres passam todos os meses.

E-commerce: jardineiradeoxala.com.br

Que tal testar essas e outras novidades e transformar seus hábitos de consumo? A Panda, a Lolla e muitos outros coelhinhos agradecem. ❤