Desenroladas


Com amor e com estilo – guia de looks para grávidas

Invadimos o guarda-roupa de duas futuras mamães super descoladas de Fortaleza, Amanda Pereira e Edith Gomes, que mostram como é possível manter o estilo próprio nesse momento especial

Zoeira

A gestação implica mudanças de uma forma geral. Na rotina, no estilo de vida e, principalmente, no corpo. Amanda Pereira, de 27 anos, e Edith Gomes, de 22, estão passando por esse processo e redescobrindo a maneira de se vestir durante esses nove meses.

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dith veste – Lenço: Acervo; Blusa: Lid Store; Saia: Lips Brand; Sandália: Meia Sola; Bolsa: Acervo. Amanda veste – Blusa: Lips Brand; Vestido: Mercatto; Colar: Acervo

Mas isso, em nenhum momento, quis dizer “encaretar” ou mudar completamente de estilo. Pelo contrário, ambas buscaram adequar as novas formas sem grandes mudanças no guarda-roupa.

Tento não fugir do meu estilo evitando as regras impostas para as grávidas. Sim, estamos nos tornando mães, mais isso não significa que aquela pessoa que você era anteriormente não exista mais“, reflete Amanda. Além disso, a estilista buscou investir em uma calça e um short jeans com elástico, para acompanhá-la durante a gestação.

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Amanda veste – look total: Acervo pessoal.
Edith veste – Blusa: 2flying; Short jeans: Fill Sete;
Sandália: FF Acessórios.

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Já a também estilista e empresária Edith sentiu algumas mudanças na maneira de montar seus looks. Se antes não apostava tanto em sobreposições, esse agora é seu truque favorito na hora de se produzir. “Tentei selecionar peças que sempre usei e passei a dar ênfase, como leggings e tênis. Agora também dou prioridade às sobreposições e ao jogo de cores, que ajudam a evidenciar ou disfarçar a barriga“, revela.

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Vestido: Lid Store; Sandália: Meia Sola.

A busca por referências e inspirações também foi importante na hora de criar novas produções para o atual momento. “A internet foi a minha maior aliada para buscar ideias de looks durante a gravidez. Pesquisei bastante no site ´Pinterest´ e blogs de moda em geral, sempre tentando achar novas ideias para a minha nova silhueta“, indica Amanda.

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Lenço: Fórum; Colete: Acervo; Vestido com amarração: Lid Store; Bolsa-saco: Jinja Bolsas

Truques

É claro que as mudanças no corpo pedem também alguns truques. Edith conta que continua usando seus shorts jeans, mas coloca um elástico no botão para ficar mais confortável. Já Amanda revela que tem optado bastante por leggings e vestidos. “Gosto de criar sobreposições com jaquetas e camisas para deixar o visual mais arrumadinho“, indica a estilista.

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Amanda veste – Colar: Acervo pessoal; Camiseta: Estocaria; Short jeans: Junkie para Estocaria; Mochila de oncinha: Jinja Bolsas; Sapatilha: Acervo
Edith veste – Colar: Acervo; Colete e camiseta: Lips Brand; Legging e tênis: Acervo

É claro que nem tudo são flores e algumas peças tiveram que esperar no fundo do armário. Foi o caso das hot pants (shorts de cintura alta e comprimento curto) para Amanda e das saias jeans para Edith. Para a empresária, o conforto se tornou prioridade. Foi aí que os saltos também deram lugar aos tênis e as t-shirts ganharam maior destaque.

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Esquerda – Amanda veste – Colete: Estocaria; Vestido: Mercatto. Edith veste – Colete: Lid Store; Short: Estocaria; Colar e regata:

As mudanças acontecem e a ideia é adaptar-se sem perder a identidade. Afinal, para se sentir plenamente feliz, é importante se sentir bem e valorizar a própria personalidade. Independente do momento da sua vida, seja você mesma!

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Blazer: FYI; Blusa com franjas: Acervo; Saia longa estampada: Estocaria; Óculos: Marisa

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Blazer: Lips Brand; Camiseta, legging e sandálias: Acervo

Fotos: Lucas Menezes
Produção e Styling: Desenroladas (Gabi Dourado e Clara Dourado)

Jardim do Alchymist (locação): 3181.6070 / Estocaria: 3224.1009 / Jinja Bolsas: 3249.2073 / Lips Brand: 9918.4388 / Lid Store: 3044.5800 / Mercatto: 3035.8120 Meia Sola: 3452.3400 / FYI: 3044.0600

Personalidade em notas

Seu perfume pode dizer muito sobre você. Conversamos com três leitoras da coluna que comprovam como a perfumaria está intimamente ligada à personalidade e ao estilo de cada mulher

Um perfume marcante é capaz de resgatar memórias e imprimir no ar a personalidade de quem o usa. Exemplo disso é a forma como as fragrâncias estão ligadas à construção da identidade do usuário e, consequentemente, ao seu modo de vestir.

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A psicóloga Clarissa Esmeraldo diz que ama perfumes florais e isso se reflete em seu estilo romântico
Fotos: Lucas de menezes

Acredito que meu estilo, clássico e romântico, está bastante relacionado com meu gosto por perfumes florais. Vestidos e saias não podem faltar no meu guarda-roupa“, declara a psicóloga Clarissa Esmeraldo, 23 anos.

No Brasil essa relação é ainda mais intensa. Em pesquisa realizada entre 2007 e 2012, a Natura mostra que o Brasil é o maior consumidor de perfumaria do mundo, tendo o Norte e o Nordeste como representantes mais fortes. Nessas regiões, o “banho de cheiro” ganha outras dimensões que vêm da herança indígena e africana (onde o hábito de tomar muitos banhos tem também cunho religioso e medicinal) até costumes sociais (como estar sempre dentro do padrão vigente de beleza e higiene).

Fidelidade

O estudo comprova também que, quando o assunto é perfume, os homens são mais fieis que as mulheres. Eles costumam usar o mesmo perfume durante muitos anos, enquanto elas trocam de fragrância como quem troca de roupa – literalmente.

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Silvia Façanha, estilista de 22 anos, ama fragrâncias frutadas, assim como estampas coloridas

Às vezes escolho um perfume mais forte para ver se ´acordo´ e acabo usando peças mais escuras e curtas. Já quando passo meu perfume frutado, ponho saia longa ou vestidos com estampas mais coloridas“, conta a estilista Sílvia Façanha, 22 anos.

Um outro insight interessante da pesquisa é que as “mulheres nordestinas se sentem invisíveis sem perfume”. “Costumo testar e comprar fragrâncias bem diferentes. Gosto das notas mais marcantes e que fogem do comum“, comenta a publicitária Andrea Feijó, 27 anos.

Andrea revela ainda que seu gosto por aromas amadeirados e cítricos estão totalmente atreladas à sua personalidade forte e gosto por itens que “chocam”.

A publicitária comenta ainda que a paixão por perfumes também tem fundo sentimental. “Cheiro marca momentos. Consigo voltar no tempo apenas sentindo um perfume“.

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O gosto pelo que é fora do comum de Andréa Feijó aparece tanto em suas roupas como em seus perfumes marcantes

Cerca de 78% das mulheres entrevistadas pela Natura afirmam que são reconhecidas pelo cheiro do perfume. E quem não gosta de ser lembrado por uma fragrância deliciosa e que traduz sua personalidade?

Muitas amigas já lembraram de mim por conta disso e acabaram comprando alguma roupa ou perfume porque na loja tinha uma essência parecida com meu perfume“, revela Silvia.

Ainda bem que o setor de perfumaria inova cada vez mais (são cerca de 1.300 lançamentos de perfumes por ano!) para combinar de formas únicas os dois mil ativos encontrados na natureza. Assim, fica mais fácil encontrar um aroma para chamar de seu e garantir opções tão múltiplas como a personalidade feminina.

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Estampa consciente

Sim, amamos compras e descontos. Mas, além da atividade comercial, a moda também pode englobar ações de conscientização e incluir aspectos artísticos, como pintura e fotografia

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É certo que a maioria das pessoas adora descontos, promoções, pechinchas em geral. E é em um bazar que surgem as melhores oportunidades nesse tipo de consumo. Porém, além das compras relacionadas diretamente a preço ou simplesmente por querer uma novidade no guarda-roupa, o Bazar La Boutique esse ano traz uma outra oportunidade de consumo: com consciência e também consistência.

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A programação do evento inclui projetos que não são puramente comerciais, mas que envolveram processos criativos e ainda engajamento cultural. É o caso da exposição “As Mulheres e As Flores”, produzida pela equipe da VOIR Image, idealizado pela publicitária e fotógrafa Rafa Eleutério e pelo publicitário, designer e desenhista Igor Dantas.

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Nascido a partir de um projeto sem grandes pretensões, no Instagram da fotógrafa, a proposta de unir mulheres e flores ganhou novas proporções. Segundo Rafa Eleutério, a sua própria trajetória foi fundamental para a concepção da exposição.

Eu fotografo pessoas, elas são meu assunto predileto, principalmente as mulheres, o que me leva a buscar registrar suas almas. E a mistura de suas imagens com as flores reforça o contra-ponto feminino entre força e sensibilidade“, afirma.

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A proposta traz como referências artistas como Rembrandt, que pintou o retrato de uma mulher com flores na cabeça no XV, até outros mais atuais e das artes visuais contemporâneas como James Jean e fotógrafos como Tim Walker.

Com as referências na cabeça e o desejo de fazer acontecer, Rafa e Igor convidaram cinco mulheres cearenses cujas histórias são marcadas pela bravura e amor às atividades por elas desenvolvidas. Encabeçam esse projeto nomes como a publicitária Márcia Travessoni, a pescadora Sidnéia Lusia, a fotógrafa Delfina Rocha, a produtora cultural Rachel Gadelha e a gestora cultural Silêda Franklin.

Rafa, Igor e equipe visitaram e conversaram com cada uma das convidadas, procurando retratar, por meio de imagens fotográficas, não só suas faces, mas também detalhes de seus corpos e objetos que representavam a personalidade delas.

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A segunda etapa, a de montagem das obras, consistiu na elaboração das ilustrações, exigindo da equipe um intenso trabalho durante sete dias na serra de Guaramiranga, fotografando flores, produzindo e registrando o passo-a-passo dos desenhos.

Todo esse trabalho rendeu não só os quadros da exposição, mas produtos, como camisetas criadas em parceria com a marca AHAZE, além de capas de almofadas, ímãs e pôsteres, todos à disposição em uma área exclusiva para comercialização.

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Moda consciente

Além da exposição da VOIR, a Faculdade Católica do Ceará em parceria com o ICC ( Instituto do Câncer do Ceará) também mostrará o projeto “Chic é se Sentir Bem!”: uma coleção de camisetas com estampas relacionadas às práticas saudáveis e de bem-estar.

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As peças foram produzidas pelo aluno de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica, Daniel Silva, e estarão à venda durante os três dias de evento. Toda a verba arrecadada será revertida para o ICC. Nas estampas, mensagens como “Feeling good is what metters” (algo como “sentir-se bem é o que importa”). E não é?

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Mais informações

Bazar La Boutique

07, 08 e 09 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 0 Guararapes). Entrada: R$ 5. Horário: 10 horas às 21 horas. Informações:http://www.bazarlaboutique.com.br/

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