Desenroladas


O poder das parcerias fashion

As parcerias no mundo da moda continuam com força total. Veja as que estão dando o que falar recentemente.

Salvador Dalí e Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent e Piet Mondrian… Não é de hoje que as parcerias no mundo da moda costumam ser sinônimos de sucesso. Desde a colaboração de estilistas renomados com artistas plásticos, até as mais atuais uniões entre grandes magazines com marcas de luxo, ter um parceiro na moda é elevar o produto a um outro tipo de desejo.

Foi a rede fast fashion sueca H&M a responsável por voltar os holofotes da moda para as parcerias quando, em 2004, lançou uma coleção assinada pelo estilista da Chanel, Karl Lagerfeld. E, com a solidificação desse tipo de proposta fashion, as oportunidades continuam as mais diversas.

Entre as novidades, está a linha Adidas com a carioca Farm; a coleção de Giuliana Romanno para C&A; a moda praia da Triya para a Riachuelo e ainda a coleção Passarela para Chilli Beans.

C&A + Giuliana Romanno

Tal qual outras grandes magazines, a C&A também vem investindo forte nas parcerias. A mais recente é entre a rede de lojas e a estilista Giuliana Romanno, que criou uma coleção exclusiva com releituras de seus best sellers. Os destaques são o body da linha de underwear, a camisa de recortes preta e as peças em print de girafa. O top com recortes está entre os nossos favoritos. A coleção já está a venda nas lojas C&A de todo o país.

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Chilli Beans + várias marcas

Em vez de se apegar a apenas um nome, a Chilli Beans reuniu logo vários estilistas brasileiros para lançar a coleção Passarela. Entre marcas que se apresentaram nas mais recentes edições da São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, estão Alexandre Herchcovitch, Amapô, Vitorino Campos e Aüslander. Além dos estilistas das semanas de moda, também participaram do Projeto Passarela: Amir Slama, Blue Man, Espaço Fashion e Lorenzo Merlino. Já disponível em todos os pontos de venda, os produtos tem preços a partir de R$ 198.

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Adidas + Farm

Uma das “collabs” que mais geraram expectativa entre o público jovem feminino, a segunda coleção Adidas Originals + Farm foi lançada no início do mês e já está tendo reposições – o sucesso foi tanto que as leggings, jaquetas, camisetas e acessórios “voaram” das araras e prateleiras.

Inspiradas na diversidade ambiental do Rio de Janeiro, as estampas trazem cor para a temporada fall/winter 2014 da marca alemã. O corte básico esportivo incorpora tecidos funcionais como o algodão e o tricô, além da malha vazada e o nylon. A paleta de cor permeia os tons de pink, verde, azul e amarelo, com toques suaves de branco e laranja.

Os itens da parceria estão disponíveis nas lojas da Farm em todo o Brasil e também no site da marca carioca: farmrio.com.br

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Riachuelo + Triya

A Riachuelo foi uma das pioneiras em promover parcerias. Já na década de 1980, a rede lançou uma coleção com o estilista Ney Galvão. Em 2001, o convidado foi Fause Haten, que em um ano criou três coleções para a rede. Depois de outras tantas parcerias, a mais atual é com a marca de beachwear Triya, que trará maiôs, biquínis e bodies em lycra, além de diversos acessórios. A linha chega às lojas dia 19 de setembro.

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Guerreira da Moda

Um ícone da moda no Brasil, a jornalista Regina Guerreiro completa 50 anos de carreira e lança websérie em parceria com a Cavalera. A coluna esteve no evento e conversou com essa que é considerada uma das papisas da moda

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Regina Guerreiro é um dos personagens da moda nacional que dispensa apresentações. Dona de um extenso currículo – que inclui 14 anos como editora da Vogue Brasil e muitas declarações polêmicas – ela chegou a afirmar que estava cansada da “mesmice” no mercado fashion, do qual se manteve afastada por alguns anos.

O tão aguardado retorno aconteceu essa semana com a websérie “Enjoy”, apresentada por ela e realizada pela Cavalera, cujo lançamento ocorreu na última terça-feira, dia 19, em São Paulo. Na ocasião, foi apresentado o primeiro dos oito episódios que são divididos em duas temporadas.

“Não estava esquecida, porque sou inesquecível”, brincou a jornalista durante o evento. O projeto, aliás, ganhou forma durante um almoço particular com Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, que, na ocasião, estava maravilhado com as histórias que Regina lhe contava.

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Regina Guerreiro e Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, no lançamento da websérie “Enjoy!”

Essa não é a primeira parceria da jornalista com a marca de moda. Regina também compôs o centro da mesa da campanha de Verão 2013, “Salvador Rocks”, que fez referência à pintura “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. Além de Regina, estavam nomes como Julia Petit, Fernanda Young, Sidney Magal, Pitty, Facundo Guerra e Emicida.

 

Websérie

Para a estreia, o assunto escolhido foi a curiosa história de monsieur Louis Vuitton, criador de uma das marcas mais cultuadas do mercado de luxo. No vídeo, Regina fala de forma bastante descontraída sobre o processo artesanal que chamou atenção da realeza e permanece como referência no segmento de malas de viagem.

Uma das curiosidades contadas pela jornalista é que a primeira mala criada por Louis Vuitton foi feita por volta de 1854. O modelo Trianon era forrado de tela cinzenta e tinha como diferenciais a impermeabilização e a tampa reta. As malas até hoje são usadas como referência direta ou indireta nos atuais desfiles da marca de luxo, sendo recriada em bolsas de mão como no desfile da temporada inverno 2014, em Paris.

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A Louis Vuitton é assunto do primeiro episódio da websérie

Internet

Com 50 anos de carreira e tanta bagagem no jornalismo impresso, Regina encara agora o desafio de adaptar o conteúdo para uma plataforma online. Em conversa exclusiva com a coluna Desenroladas, ela fala sobre esse novo momento.

Desenroladas – O que você sente que falta na moda atualmente?

Regina Guerreiro – Individualidade. As pessoas querem cada vez mais se fundir na massa. 20 anos atrás você ia para Paris e cada pessoa que via era um personagem. Agora, são todos iguais – usam os mesmos casacos, as mesmas tendências.

Desenroladas – Os episódios da websérie são gravados na sua casa. Porquê você escolheu esse cenário?

RG – Olha, eu tenho um apartamento muito lindo! E também não gosto muito de sair de casa, então unimos o útil ao agradável.

Desenroladas – Como é o seu processo criativo para a websérie? Como escolhe os temas de cada episódio?

RG – Eu sou uma contadora de histórias. Tenho a sorte de ser muito iluminada. As ideias “descem” e vou escrevendo. É um novo desafio, né? Tenho uma biblioteca de moda maravilhosa na minha casa, onde faço toda a pesquisa e escrevo 4 mil toques por semana. Gravo tudo, edito tudo, é um novo processo. Também uso a Internet para a busca de imagens – de informação não, porque tem muita coisa “desencontrada” por lá. Os episódios são todos bem leves, engraçados. Porque quero que as pessoas soltem faíscas comigo. E eu sou de soltar faíscas, né?

Assista ao primeiro episódio da websérie “Enjoy!”:

Retorno das pérolas

Ícone de sofisticação e conhecido por ser usado em produções mais clássicas, o material ganha novas abordagens nos acessórios dessa temporada

Entre vestidos luxuosos e estrelas do mais alto panteão hollywoodiano, um pequeno detalhe chamou atenção no tapete vermelho do Globo de Ouro 2014: o brinco único de pérola usado pela atriz Emma Watson. A joia escolhida foi o “Mise in Dior” da Christian Dior e demonstra o retorno da pérola como tendência.

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Emma Watson no Globo de Ouro 2014

Comumente associado ao luxo, à sofisticação e à tradição, o material é renovado por designs modernos nas passarelas internacionais. Para a temporada Primavera/Verão 2014 da Chanel, Karl Lagerfeld arrebatou fashionistas com brincos, colares e pulseiras de inspiração futurista com pérolas. Os shapes remetiam a fones de ouvido, piercings e órbitas, dentre outras referências bem inusitadas.

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Acessórios com pérolas na coleção Primavera 2014 da Chanel

Diretor criativo da maison francesa e de sua marca homônima, Lagerfeld também trouxe o material nobre para a identidade visual de sua terceira coleção cápsula para a brasileira Melissa. Dentre os quatro modelos desenhados por ele, ganham destaque a “Melissa Violatta” (uma flat vazada com cabedal entrelaçado e aplicação de quatro pérolas “fake”) e a “Melissa Pearl” (um peep toe com a abertura frontal geométrica e salto que simula um colar de pérolas).

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Criações de Karl Lagerfeld para Melissa

Numa abordagem mais tradicional, mas não menos interessante, a marca Kate Spade New York produziu golas com pérolas “fake” que são capazes de dar uma injeção de glamour em qualquer produção básica. Amamos!

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Colar com pérolas “fake” da Kate Spade New York

 

História

Da produção no interior de uma concha, no fundo do mar, até chegar numa joalheria, o caminho percorrido pela pérola é longo. Desde a antiguidade esse material orgânico é considerado uma preciosidade, figurando na literatura histórica e em diversas obras de arte clássicas.

Um exemplo é o quadro “Moça com Brinco de Pérola” (de cerca de 1665), do pintor holandês Johannes Vermeer – que até já inspirou um filme estrelado por Scarlett Johansson. Outra obra que imortalizou a pérola no imaginário popular, mas na sétima arte, foi “Bonequinha de Luxo” (1961). O figurino de Holly Golightly, vivida por Audrey Hepburn, era tão fascinante quanto as poderosas joias que ela usava no filme.

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Na arte: o quadro “Moça com Brinco de Pérola” e o filme “Bonequinha de Luxo”

A admiração por essa beleza rara, ganha espaço não só nas semanas de moda, mas nos museus. É o caso da mostra “Pérolas”, atualmente no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo. São mais de 200 peças de joalheria e obras de arte, que foram trazidas para o Brasil numa parceria entre a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o Qatar Museums. A exposição foi sucesso de público em 2013, quando foi exibida no Victoria & Albert Museum (em Londres, Inglaterra). Na capital paulista ela segue até o dia 28 de setembro, com entrada franca.

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