Desenroladas


Ser bacana é ser normal

Ser simples, básico e não muito ligado às tendências se tornou a última moda. O “normcore” é a nova aposta fashion, tornando o comum o novo “cool”

Normcore

Sabe aquele dia que rola uma “preguicinha” na hora de se produzir e tudo o que você quer é um look básico e confortável, bem normal? Pois até isso já ganhou alcunha específica entre os fashionistas.
A tendência se chama “normcore” – do inglês “normal” + “core” (âmago) – e, ao contrário do que muitos imaginam, não é sinônimo de visual desleixado. A intenção é manter uma produção que imprima uma elegância “sem esforço”, com silhuetas minimalistas e peças essenciais do closet.

Vitrine

A loja virtual basico.com aposta em peças simples como camisetas brancas e pretas

Mas, a aposta não começou na moda. A tendência de comportamento surgiu como uma resposta àquele desejo indie e hipster de ser sempre diferente, de se destacar na multidão. De acordo com um dossiê da agência americana K-Hole, em parceria com a brasileira Box 184 “normcore é uma forma de viver que prioriza a identificação e a adaptabilidade no lugar da diferenciação e da exclusividade”.

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Hering volta às origens e lança a Hering For You, uma marca voltada para roupas extremamente confortáveis e básicas

E, claro, como a moda é um reflexo das sociedades e se alimenta disso, ela também se ponderou do novo termo e o traduziu em vestimenta.
É o caso da Hering. Contabilizando mais de 130 anos no mercado brasileiro, a marca virou sinônimo de camiseta branca. Porém, há alguns anos, a Hering vinha incorporando novas propostas de peças dentro de sua grade de produtos, seguindo também as tendências das temporadas. Mas, este ano resolveu voltar às origens e lançou a “Hering For You” voltada para, adivinhem só, os básicos!

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A FYI aposta em uma moda cosmopolita, que não carrega a identidade de lugar nenhum e se encaixa em qualquer local

Além dela, outras marcas nacionais também apostam no poder dos itens que resistem aos modismos das estações, como loja virtual basico.com, a cearense Gisela Franck e ainda a FYI [For Your Information].

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A cearense Gisela Franck tem em suas coleções uma estética minimalista, que se encaixa no “normcore”

 

 

 

 

A moda sem medo: Entrevista com Leandra Medine do blog “Man Repeller”

Autora do blog “Man Repeller”, fenômeno na Internet, a jornalista e fashionista nova-iorquina Leandra Medine conversa com exclusividade para a coluna sobre o lançamento de seu livro homônimo

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Dentro das tendências do mercado da moda é comum perceber modelagens, texturas ou até estampas que parecem meio “estranhas” para um público menos acostumado com as inovações dessa indústria. Enquanto uns “torcem o nariz”, as mulheres mais ousadas e fashionistas apostam no diferencial sem medo de chamar atenção.

Para a nova-iorquina Leandra Medine, essa atitude tem nome, sobrenome e url: “Man Repeller” (do inglês, “repelente de homens”). Ela é a autora do blog homônimo que trata com bom humor do universo da moda e do processo de montagem de looks diários.

Um verdadeiro sucesso no mundo inteiro, o case ganhou recentemente uma versão impressa. “Man repeller: a divertida moda que espanta os homens” chegou às prateleiras brasileiras este ano pela editora Novo Conceito.

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Diretamente de Nova Iorque, a autora conversou com exclusividade com a coluna Desenroladas e deu algumas prévias sobre o conteúdo da publicação. Nela, Leandra resgata memórias de momentos divertidos de sua trajetória, sempre com um item fashion como referência.

“De certa forma, sempre fui interessada em moda e estética”, afirma. A jornalista conta, por exemplo, sobre o dia em que resolveu usar seu vestido de festa favorito para ir ao jardim de infância. O objetivo era conquistar a atenção do menino pelo qual era apaixonada e ela não só ganhou seu primeiro beijo como também pegou uma bela catapora.

O blog

Leandra começou o interesse em escrever um blog em 2009, quando fez intercâmbio em Paris e acreditava que o “look certo” faria com que ela se sentisse uma verdadeira parisiense.

A cidade é também palco de uma das passagens mais engraçadas do livro. Foi numa noitada pela capital francesa que Leandra descobriu de forma infortuna que a sofisticada carteira Hermès, herança de sua avó, podia guardar muito mais que chaves e dinheiro.

A personalidade peculiar da nova-iorquina é marca-registrada de sua escrita, mas também está presente nas fotos de seus looks postadas no blog www.manrepeller.com. De forma casual, descontraída e até, digamos, marmotosa ela mostra que a moda está aí para aflorar o estilo único de cada mulher. Ao contrário de alguns blogs que buscam um apelo mais conceitual para as fotografias, Leandra conta que seu processo é bem simples e casual.

“Meu dia a dia não é muito diferente de qualquer pessoa. Então, monto os looks no meu apartamento e depois só atravessamos a rua e fotografamos num beco em frente ao meu prédio”, conta.

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O casamento

Outros momentos marcantes do livro são as passagens que contam sobre como seu primeiro amor a pediu em casamento (enquanto ela vestia um peplum da Miu Miu) e, posteriormente, a escolha do vestido para o dia do “sim”. “Usei, literalmente, o primeiro vestido que experimentei. Me dei exatamente um dia para encontrá-lo e saí da loja com um vestido branco da grife Marchesa com rosinhas no busto”, lembra.

É claro que o look para o casamento teria que ser incrementado ao gosto de Leandra. “Usei uma coroa de flores criada para mim para combinar com o salão da cerimônia, Eu parecia um bolo hippie grego e era exatamente esse visual que eu queria”, conta.

A jornalista usou ainda um item incomum às noivas: uma jaqueta perfecto criada pela amiga estilista Rebecca Minkoff feita em organza com direito a muitos zíperes e botões dourados. “No entanto, a cereja do bolo não era a jaqueta, mas o peplum removível feito com três metros de tule”, finaliza Leandra relembrando que um de seus mantras de vida é “mais é mais é mais”.

Na entrevista, ela comentou ainda que seu marido não tem mesmo absolutamente nada contra o seu estilo. “Mas ele também não acompanha tanto o que visto diariamente”, explica a blogueira.

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Inusitado

Com ótimo senso de styling, Leandra quebra as regras de vestimenta e inova fazendo misturas inusitadas. Vestido de festa com sandália rasteira e chapéu de palha? Pode. Look inteiro jeans? Também. Mistura de muitas estampas? Tá liberado.

E assim ela dá asas à própria imaginação, emulando um universo em que o importante é não ter medo de errar e ser feliz com suas próprias escolhas – independente se os outros se sentirão repelidos ou não.

Nas palavras de Leandra para nós: “se alguém tem medo de tentar algo mais arriscado ou ousado na moda, eu pergunto do que ela tem medo. Se a pessoa ama o estilo em questão, o que ela tem a perder?”. E nós assinamos embaixo.

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I Love Rock ‘n’ Roll: a moda das t-shirts de banda

Historicamente associado à rebeldia, o rock entrou pela porta dos fundos do universo da moda e conquistou seu espaço entre as fashionistas mais descoladas. Veja as bandas que mais inspiram t-shirts

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Do punk dos Ramones ao metal do Iron Maiden, a estética underground é referência para o visual de quem carrega no peito suas predileções musicais. Algumas bandas, como as clássicas AC/CD e Rolling Stones, se destacam entre o público feminino como as favoritas para estampar camisetas, seja pela importância na trajetória do estilo musical ou pela estética de suas logos.

Para celebrar o Dia Mundial do Rock com muito estilo e som no último volume, veja algumas inspirações de looks que vão do sofisticado ao mais despojado com um elemento em comum: a boa e velha camiseta de banda.

AC/CD

Uma das mais famosas e longevas do rock australiano, a banda liderada pelos irmãos Angus e Malcolm Young é conhecida pelo som eletrizante e por hinos como “Highway To Hell”, “Back In Black” e “You Shook Me All Night Long”. A blogueira peruana e musa do street style Luanna Perez, do blog Le Happy, costuma apostar nas t-shirts do AC/CD em suas produções com mood dark e perfume vintage.

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IRON MAIDEN

Formada em 1975, a banda costuma reunir milhares de fãs de diferentes gerações em seus shows espetaculares – inclusive famílias inteiras. É no palco que o Iron Maiden mostra toda a sua vitalidade, entoando clássicos do sexteto britânico como “The Trooper” e “Fear Of The Dark”. A top sueca Frida Gustavsson (na foto com óculos escuros) surpreendeu ao combinar a t-shirt com o famoso logo e mascote da banda, o morto-vivo Eddie, num look simples, mas muito descolado.

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PINK FLOYD

A psicodelia dos anos 60 tem no Pink Floyd um de seus maiores representantes. Tanto que a t-shirt com logo da banda é uma das favoritas das fashionistas na hora de montar produções com “pegada” retrô ou hippie chic. As letras questionadoras e o caráter experimental e progressivo das melodias marcam o trabalho desta que é uma das bandas mais influentes e bem-sucedidas da história do rock. E para os fãs do Pink Floyd, uma boa notícia (ainda não confirmada): um álbum inédito pode ser lançado em outubro deste ano. É esperar para ouvir!

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RAMONES

Hey, Ho! Let’s Go! Foi sob essa espécie de grito de guerra que os Ramones criaram o punk rock e difundiram o gênero baseado em apenas 3 acordes pelo mundo. Munidos de suas calças rasgadas e jaquetas de couro, o quarteto nova iorquino (que nasceu em 1974 e passou por diferentes formações antes de encerrar suas atividades em 1996) também inspira um dos modelos de camisetas mais populares que se vê por aí.

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*Neste sábado, um dia depois do fechamento da edição, faleceu o último integrante da formação original do Ramones, o baterista Tommy Ramone. RIP Tommy.

ROLLING STONES

A banda marcou sua importância ao buscar valorizar o blues, em sua versão inicial do que era o rock. Considerando mais a energia do palco do que a frieza dos estúdios, os Rolling Stones são arquetípicos no que diz respeito à rebeldia e à mítica trindade do sexo, drogas e rock’n’roll. E, apesar de tantos excessos, ainda estão por aí. Já a famosa língua, símbolo da banda, rende inúmeras estampas.

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Veja após o pulo mais looks inspiradores com bandas que a gente AMA:

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