Desenroladas


Cinema: Cearense lança documentário emocionante sobre mulheres trans no sistema prisional

Mulher. Trans. Presa. Cada uma dessas palavras carrega estigmas e dores que muitas vezes são invisibilizados na mídia e na sociedade. Agora junte todas essas palavras numa mesma pessoa e tente imaginar quantas barreiras ela teve e tem que atravessar diariamente. É este o recorte do documentário “Close“, dirigido pela jornalista e cineasta Rosane Gurgel, que retrata internos GBT (gays, bissexuais, travestis) no sistema prisional cearense. O filme será lançado no Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco, em Fortaleza, nesta segunda-feira (30) de janeiro, às 18h, em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans (29/01).

O curta-metragem traz depoimentos de quatro personagens (Jéssica, Suyanne, Bruna e Nathália) que estão detidas na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, localizada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, presídio destinado para presos GBT, idosos, deficientes físicos e condenados pela Lei Maria da Penha.

A exibição, com entrada franca, terá sequência de debate com o advogado e ex-secretário da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Hélio Leitão, com o presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) e repórter cultural do Jornal Diário do Nordeste, Diego Benevides, com a secretária da Secretaria da Sejus, Socorro França, e com a coordenadora política do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e graduanda em Comunicação Social, Dediane Souza. Além de contar com a presença de uma das personagens do filme a egressa do sistema penitenciário, Bruna Mota (nome social).

WhatsApp Image 2017-01-30 at 12.08.39 (1)

Acreditamos no diálogo e na visibilidade enquanto poderosas fontes de transformação social e convidamos você, nossa leitora, a ler nosso papo com a Rosane Gurgel e também a assistir o filme (que ficará em cartaz no Cinema Dragão do Mar).

Vamos lá?

WhatsApp Image 2017-01-30 at 12.08.39

(more…)