Desenroladas


DFB 2016: O futuro é Babado

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Se a economia colaborativa é o futuro, o Babado Coletivo está mesmo a frente do seu tempo. Uma feira que resolveu unir forças entre pequenas marcas autorais e independentes poderia ter tido uma história parecida com tantas outras que já nasceram por aqui. Mas o Babado, e isso vem da expertise de quem o faz e comanda, sempre foi diferente!

Falamos sobre ele aqui desde a primeira edição. E se o empreendedorismo se destacava entre os demais, era a energia de cada Babado que nos conquistava. Eram amigos reunidos por um coletivo, por fomentar um mercado ainda carente de apoio, e que tinham consciência de que, se um cresce, cresciam todos juntos. Ou seja, o clima sempre foi de apoio, de torcida pelo próximo e cooperação. Se eles cresceram, certamente não foi à toa.

Cresceram e apareceram. O Babado Coletivo tem tido uma participação massiva nessa última edição do Dragão Fashion e, ontem, desfilaram uma coleção criada de maneira colaborativa. Treze marcas, treze mentes criativas pensando juntas uma coleção conceitual a ser apresentada na passarela. Construíram, a partir do caos de um processo de criação coletiva, uma imagem de moda que contemplava a identidade de cada um, mas com coerência na história a ser contada. Era a “peregrino solar“, que desfilou o caminhar de um sertanejo forte e belo.

Tons crus e quentes, como é nossa terra, expostos em modelagens que passeavam por tendências, mas que não se prenderam à elas. Trançados em macramê, materiais rústicos e inusitados, contrastes de texturas, referências aos cangaceiros com bolsas transpassadas e degradês vivos que representavam nosso sol. Tudo junto e misturado, mas sem perder o fio condutor. Era desejo de usar agora junto com o conceito merecedor de guardar em exposição.

E se o processo foi coletivo, a sensação de orgulho também era. Um show que se encerra com um grupo enorme na passarela mostrando que aquilo que se viu era de todos eles, então a conquista também era nossa que assistíamos. Assim, o Babado mostra que é vanguarda, escrevendo junto com a sua geração o que viveremos no futuro: o coletivo como força motriz da economia.

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DFB 2016: Carta para Lindebergue

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Por definição, a moda é:
substantivo feminino
1.
conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos.
“m. masculina”
2.
abs. o uso de novos tecidos, cores, matérias-primas etc. sugeridos para a indumentária humana por costureiros e figurinistas.
“a m. outono-inverno”

Em tempos no qual “look do dia” tem maior impacto comercial que passarela, é fácil notar como o próprio mercado parece se amparar na segunda definição e esquecer a primeira. Além do objetivo prático, vestir, a moda é também um reflexo do comportamento humano, no qual estilistas traduzem de forma subjetiva o “tal” inconsciente coletivo.

Se isso anda meio esquecido, são eventos como o Dragão Fashion Brasil que proporcionam esse lembrete. E não é preciso muito: ele vem numa embalagem delicada, que não poderia ser mais impactante.

Na primeira noite do DFB 2016, Lindebergue Fernandes encerrou a sequência de desfiles com uma coleção que uniu referências bucólicas circenses e ícones militares, para traduzir uma nação despedaçada. De um lado, uma “esquerda” que não dá para defender. Do outro, uma “direita” que não dá para apoiar. O contexto político-social do nosso país invadiu a passarela carregando consigo a melancolia de um Brasil desesperançoso, que ainda se agarra em antigos moldes na sede incessante de mudar de lugar. E quer ir pra onde? Alguém sabe?

Tradição, família, identidade e muitos outros “tabus” são questionados pelo estilista cearense que usa a moda para levantar bandeiras e lançar questionamentos. Ao final, ele mostra que é preciso coragem para botar o bloco na rua e que existe, sim, uma resistência transformadora pronta para virar o jogo.

Lindebergue, muito obrigada por nos fazer lembrar, mais uma vez, porque amamos tanto a moda.

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C&A e HERCHCOVITCH;ALEXANDRE armaram desfile surpreendente no centro de São Paulo

C&A Collection - Herchcovitch;Alexandre 11/04/2016 foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

Nessa 2ª parceria com a fast fashion, o estilista apresentou peças clássicas dos 20 anos de carreira dele, incluindo até vestido de noiva e um costume. foto: Marcelo Soubhia/Fotosite

 

O desfile de lançamento da coleção HERCHCOVITCH;ALEXANDRE para C&A, aconteceu na manhã desta segunda-feira (11/04), na Praça das Artes, no centro de São Paulo e contou com a presença de 400 convidados. Entre os modelos escolhidos para o desfile da nova coleção, o estilista Alexandre Herchcovitch juntamente com a C&A, elegeram vinte novos rostos escolhidos em um casting aberto para o público, através de uma ação em rede social. Uma verdadeira pluralidade de estilos na passarela, daqueles que a gente cruza na rua e também adora seguir no instagram!

A primeira assinatura do estilista para a C&A foi com o público infantil, mas dessa vez ele apostou em clássicos da marca, tanto masculino quanto feminino, que ressurgiram em versões mais que democráticas e revisitando looks inspirados em seu DNA, que há 20 anos conta a história da moda brasileira.

Para Alexandre, “o público encontrou uma coleção desenvolvida para todos os gostos e idades, tamanhos e ocasiões, peças para um armário completo que dialogam com o universo urbano e com o estilo de vida jovem de homens e mulheres do país”.

A coleção HERCHCOVITCH;ALEXANDRE para C&A estará à venda em lojas selecionadas da rede, em todo o Brasil, a partir do dia  12/04 e também na loja virtual (cea.com.br).

O casting foi escolhido pelas redes sociais

Parte do casting foi escolhido pelas redes sociais

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