Desenroladas


Cyberfeminismo – Uma lista de links úteis para saber mais sobre empoderamento feminino e outros temas

feminismo

Preste atenção. Quase todos os dias, ao seu lado, uma agressão contra a mulher pode estar acontecendo. Do reforço de estereótipos, passando por frases clichês, chegando ao tolhimento de direitos e, nos piores casos, até à violência física. Não precisa ir muito longe. Infelizmente, isso acontece na “encoxada” que uma mulher sofre no ônibus ou no metrô, nas cantadas (“gostosa! delícia! ô lá em casa!”) que outra recebe no caminho para casa, no medo que todas nós sentimos ao andar sozinhas por ruas menos movimentadas. Viu como não precisa ir muito longe?

O pior é perceber as novas gerações já reforçando piadas infames como a de que feminismo é “coisa de mulher mal-amada” ou a noção burra de que “mulheres feministas odeiam homens”. Sempre que o assunto “feminismo” aparece em rodas de conversas, vem à tona um discurso misógino camuflado com piadinhas como estas. Apenas, parem!

desenroladas-cyberfeminismo

Para alguns, parece discurso radical. Mas quando alguém me fala, mesmo em tom de “brincadeira”, que acha um “exagero” as feministas ficarem lutando pelo direito de usar saia curta e decote nas ruas, eu lembro de fatos como esse:

desenroladas-feminismo-empoderamento-feminino

Basta uma rápida procura online para encontrarmos números alarmantes. Porém, a internet tem tanta informação que às vezes se torna difícil separar o joio do trigo. É comum, na correria cotidiana, acabarmos acompanhando sempre as mesmas páginas e perfis. Para quem busca mais informações online sobre empoderamento feminino, aí vão alguns links que podem ajudar e muito a mudar conceitos e abrir horizontes. Tem humor, tem notícias, tem arte, tem papo reto. Estabelecer um diálogo sobre as opressões (ainda) sofridas pelas mulheres na atualidade e buscar a mudança é uma necessidade urgente e um ato político. Não é preciso ir longe para perceber o machismo impregnado em nossa sociedade. Mas é pegando distância que conseguimos fôlego para gritar contra essas e outras injustiças.

Não deixe de compartilhar esses links. Tudo que precisamos para começar uma transformação positiva é começar. 😉

Universidade Livre Feminista

Centro Feminista de Estudos e Assessoria

ONU Mulheres

Empodere Duas Mulheres

Think Olga

Blogueiras Feministas

Marcha das Vadias – São Paulo

Mamu – Mapa de Coletivos de Mulheres

JoutJout

Inesc

Feminismo para leigos – Clara Averbuck para Carta Capital

Faça amor, não faça chapinha

Pensamento feminista

Feminismo sem demagogia

Lugar de Mulher

Convenção das Bruxas Feministas Destruidoras do Patriarcado

Feminismo poético

Eta Mídia Machista

Imprensa Feminista

Guerreiras Project

Por uma cerveja feminista

Nós, Madalenas

Grafites Feministas

Revista AzMina