Desenroladas


Dia Internacional da Dança: ensaio pela Praia de Iracema

Fotos: Lia Ciarlini

Dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. Para quem nos acompanha há um tempo, sabe que essa é uma das artes que a gente mais admira. Seja no clássico, urbano ou contemporâneo, o mundo da dança é apaixonante!

Reunimos um trio de bailarinas que passeiam por várias modalidades para um encontro com Fortaleza, levando a beleza de cada movimento para a Praia de Iracema, lugar de tantos amores mas nem sempre bem cuidado pela cidade. Reconhecendo a arte como papel transformador, nos conectamos com nossa cidade nesses cliques da fotógrafa Lia Ciarlini.

Uma curiosidade: ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

Let’s Dance!