Desenroladas


Brilho eterno: uma homenagem a Oscar de la Renta

O universo da moda perdeu o estilista Oscar de la Renta. Seu talento, no entanto, se mantém eternizado por suas criações cheias de romantismo e, acima de tudo, sofisticação.

desenroladas-oscar-de-la-renta-2
O estilista ao fim do desfile de sua última coleção, Verão 2015

O seleto time de ícones da moda perdeu um de seus grandes expoentes na última semana. Oscar de la Renta lutava contra o câncer desde 2006 e chegou a declarar em 2013 que estava plenamente curado. Em setembro, apresentou sua coleção Verão 2015 e surgiu ao final do desfile com aparência mais saudável e disposta ao lado de suas criações.

Trajetória

Conhecido pela alta-costura em estilo romântico, o estilista dominicano priorizava a silhueta “ladylike” e caudas glamourosas. Antes de criar a marca própria, seu olhar fashion foi lapidado em trabalhos para outros nomes de peso da moda como Cristóbal Balenciaga e Lanvin.

Mas foi na década de 1960 que seu nome alcançou um sucesso meteórico. O fator da mudança? Jacqueline Kennedy Onassis, então primeira-dama dos Estados Unidos, que se tornou fã dos vestidos ultra femininos assinados por de la Renta.

De lá pra cá, o estilista vestiu muitas outras primeiras-damas norte-americanas, como Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton, Laura Bush e a atual, Michelle Obama.

US First Lady Hillary Clinton shows off her Oscar De La Renta dress during a stop with US President ..
Hillary Clinton foi uma das primeiras-damas norte-americanas que ele vestiu

Tapete vermelho

Além da Casa Branca, as criações do dominicano são presença recorrente nos mais seletos e glamourosos eventos internacionais, como o Baile Anual do Museu de Arte Metropolitan e premiações como o Oscar, Grammy e Globo de Ouro. Nos tapetes vermelhos, tornou-se sinônimo de marca que enaltecia as formas femininas.

Por isso, era um dos favoritos de divas hollywoodianas como Audrey Hepburn, Amy Adams, Penélope Cruz e Nicole Kidman.

1988 Council of Fashion Designers of America Awards
Oscar e Audrey Hepburn, em 1989

Essa relação tão próxima da casa com o universo do entretenimento ganhou ainda mais destaque em 2004, quando um vestido rosa assinado por Oscar de la Renta foi usado pela personagem Carrie Bradshaw num dos últimos episódios do seriado “Sex and the City”. A peça causou desejo fashion imediato em grande parte do público e ganhou muitas cópias e versões realizadas por marcas de fast fashion. A atriz Sarah Jessica Parker, que deu vida à protagonista, é uma das mais fieis admiradoras do estilista, preferindo apostar em criações de maior efeito “dramático”.

desenroladas-oscar-de-la-renta-10
Episódio de “Sex and the City” no qual Carrie usou vestido Oscar de la Renta

Noivas

O apuro ímpar com a modelagem tornou Oscar de la Renta um dos nomes mais incensados também no segmento de noivas e ele esteve presente recentemente no casamento mais comentado do ano: o da advogada Amal Alamuddin com o ator George Clooney. O vestido rendado usado pela libanesa já é considerado uma das peças mais impactantes de 2014 e mostra que a força criativa do estilista manteve-se em alta até o fim. Um dos poucos latino-americanos a integrar a alta cúpula da moda, de la Renta segue inspirando sonhos com suas emblemáticas criações.

desenroladas-oscar-de-la-renta-1
Amal Alamuddin e Oscar, no ateliê do estilista

Veja mais criações icônicas de Oscar de la Renta:

desenroladas-oscar-de-la-renta-5
Penelope Cruz na festa do Prêmio Bafta em 2007
Rihanna elegeu o longo floral de Oscar de la Renta para o Brit Awards 2011
Rihanna elegeu o longo floral de Oscar de la Renta para o Brit Awards 2011
Presença constante nos tapetes vermelhos, Oscar de la Renta fez uma de suas mais belas criações para a atriz Amy Adams no Oscar 2013
Presença constante nos tapetes vermelhos, Oscar de la Renta fez uma de suas mais belas criações para a atriz Amy Adams no Oscar 2013
Lupita Nyong'o em evento na Casa Branca, em 2014
Lupita Nyong’o em evento na Casa Branca, em 2014
O longo dramático escolhido por Sarah Jessica Parker no Baile de Gala do Met, deste ano
O longo dramático escolhido por Sarah Jessica Parker no Baile de Gala do Met, deste ano