Desenroladas


Cobertura Couromoda – tendências de sapatos para inverno 2015

A Couromoda reuniu as tendências de sapatos e acessórios que devem tomar conta das vitrines na próxima temporada. O conforto ganha destaque para atender as demandas da mulher contemporânea

A10A7203

Campanha da Cravo & Canela revela o desejo para a próxima estação: conforto e estilo

Quantas vezes você já começou a montar um look pelos pés? Antes meros complementos, os calçados ganham cada vez mais destaque, inclusive com status de protagonistas. A Couromoda 2015, que aconteceu entre 11 e 14 desse mês em São Paulo (SP), reuniu algumas das principais empresas do setor no País.

Marcas como Arezzo, Schutz, Cravo&Canela, Capodarte, Cavalera e Lilly’s Closet estiveram no evento para apresentar sua apostas de Inverno 2015.

Novidades

No geral, a grande novidade para a próxima estação são os calçados mais ousados, com misturas de materiais, estilos e texturas.Algumas tendências já consolidadas no mercado permanecem na temporada invernal, sendo ainda mais exploradas visualmente.

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

É o caso do “folk” (do inglês, “folclore”), estilo que reúne referências que vão do country, com direito a botas de cowboy, à cultura indígena norte-americana, com muitas franjas e tons terrosos. Chocolate, caramelo e café integram boa parte das cartelas de cores, deixando os designs atuais ainda mais próximos de referências vintage.

Em referência ao universo "college", modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

Em referência ao universo “college”, modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

A tendência “worker” também é muito presente e aparece, principalmente, nos solados mais pesados de sapatos e botas que lembram o estilo usado por lenhadores e caçadores, principalmente para a ala masculina.

Tendências

Com “ar” de anos 50, referências do universo “college” e da moda masculina inspiram releituras de modelos clássicos como mocassins e oxfords. O diferencial fica por conta de detalhes inusitados, como a aplicação de tachas e solados brancos emborrachados, que trazem um “toque” de “streetwear”. Em uma onda “street college”, os tênis (femininos e masculinos) aparecem com canos altos, médios e baixos.

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Nesse embarque a décadas passadas, a moda dos anos 90 é responsável pelo grande destaque da temporada: a consolidação da onda “sneaker”. Os tênis bem esportivos ganham aplicações de tweed, efeitos metalizados e estampas de impacto como o animal print e também o camuflado.

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Aliás, o militarismo é mais um estilo que retorna para o inverno, com seus tons verdes fechados e muitas aplicações.

Bolsas

Já as bolsas estão em movimentos opostos: por um lado, modelos minimalistas e geométricos com tons sóbrios e shapes clássicos. Do outro, estão itens mais moderninhos, com referências pop, cores fortes e estampas divertidas, invadindo peças como as mochilas.

Inspiradas na "pop art", as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Inspiradas na “pop art”, as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Mas o mais interessante é observar que, de modo geral, os produtos estão caminhando rumo ao utilitarismo, com foco no conforto. A ideia principal é atender à demanda por praticidade para a mulher dos tempos atuais: cada vez mais atarefada em seu dia a dia e, claro, que não pensa duas vezes antes de descer do salto para calçar um tênis cheio de estilo.

A10A8013

campanha Cravo & Canela