Desenroladas


Especialistas indicam livros de moda

Para ampliar ainda mais a sua visão de moda neste ano, pesquisadores da  área indicam os livros mais interessantes e curiosos, entre clássicos e lançamentos

Zoeira

Foto: Lucas Menezes

Mais do que assistir a desfiles ou saber a última tendência, estudar moda exige um conhecimento plural. Para atualizar (ou rechear ainda mais) a biblioteca neste ano, um time de pesquisadores de diferentes áreas relacionadas ao universo fashion indicam seus títulos favoritos.

Raquel Medeiros, professora universitária e gerente de marketing Florinda e Famel, passeia por livros voltados para estudos de mercado e semiótica. “Para buscar teorias e aplicá-las ao universo da moda, tão carente de estudos metodológicos”, reflete. Já Tânia Dourado, linguista e publicitária Doutora em linguagem e comunicação de moda, indica publicações com proposta multidisciplinar. “Um acervo não apenas eclético, mas coerente com alguém que estuda o discurso da moda como constituinte do sujeito moderno”, observa.

André Albuquerque, diretor administrativo e de marketing do grupo Meia Sola, lança um olhar que envolve música, arte e fotografia. “Muitas pessoas acreditam que a moda é apenas uma imposição da indústria sobre como devemos nos vestir”, pondera. Mariella Fassanaro, personal Stylist, seguiu um caminho relacionado a seu campo de atuação: “vestir gente com liberdade, sem seguir tendências cegamente”, orienta. Finalmente, Jackson Araújo, jornalista e pesquisador, também traz seu olhar. “Nossa relação mais importante, e que se reflete diretamente em como nos comportamos, é e será com as cidades”, adianta.

Tânia Dourado
Foto: Lucas Menezes

Tânia é linguista e publicitária Doutora em linguagem e comunicação de moda Foto: Lucas Menezes

David Bowie – vários autores
“Esse livro é uma referência da exposição David Bowie, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, no inicio de 2014. Aqui, as múltiplas identidades do artista que influenciou a cultura durante décadas. Seu visual, seu estilo, suas atitudes”

O pintor da vida moderna – Charles Baudelaire
“Esse livro é uma preciosidade, uma referência canônica para quem se interessa em compreender melhor a noção de modernidade em moda, arte e literatura. O livro é todo ilustrado e traz também o conto ‘O homem na multidão’, de Edgar Allan Poe”.

O paraíso das damas – Émile Zola
“Esse romance retrata a efervescência da moda, em Paris, no século XIX. A narrativa é ambientada dentro de uma loja, permitindo ao leitor mergulhar nas regras do comércio de moda, a renovação sistemática das tendências”.

 Jackson Araújo
Zoeira

Jackson é jornalista e pesquisador de música, moda e comportamento

 Cidades Invisíveis – Ítalo Calvino
“Para mim, este é o livro mais importante agora. Não é diretamente sobre moda, mas sobre o modo como podemos enxergar as cidades, o cenário onde a moda é praticada”.

101 Filmes para quem ama moda – Alexandra Farah
“E-book com produções de 1922 a 2014 que funciona como guia. Os melhores figurinos do cinema nacional, documentários, musicais e filmes em que estilistas atuam como figurinistas”.

Ann Demeulemeester – Ann Demeulemeester
“Uma das estilistas mais influentes em termos de criação de moda e personalidade. Essencial para quem gosta de moda com doses de romantismo dark”.

Mariella Fassanaro
Foto: Natinho Rodrigues

Mariella é consultora de estilo pessoal Foto: Natinho Rodrigues

Vista quem você é – Cris Zanetti e Fê Resende
“Ajuda a pensar em quem você é com quem você precisa ser por causa do trabalho ou do estilo de vida que leva. Foi o motivo de eu ter me proposto a trabalhar como personal stylist, pela metodologia pra vestir gente com liberdade”.

Visagismo integrado – Philip Hallawell
“Voltado pra profissionais de imagem e estética, mas que é interessante demais pra quem tem curiosidade de avaliar traços de personalidade com características genotípicas. O visagista ajuda a exaltar o positivo e a minimizar o negativo”.

Design your self – Karim Rashid
“Para repensar a vida, o amor, o trabalho e todo o resto. O cara é designer industrial e fala mais de qualidade de vida sem ser bobo. É um pouco motivacional, mas não é autoajuda, não, sabe?”

André Albuquerque
Foto: Kleber A. Gonçalves

André Albuquerque é diretor administrativo e de marketing do grupo Meia Sola Foto: Kleber A. Gonçalves

In Your Face – Mario Testino
“Mario tem um dos trabalhos mais consistentes na fotografia de moda. Conhecer seu trabalho é  imprescindível para quem deseja dominar o assunto”.

Savage Beauty – Alexander McQueen
“Inglês, transgressor – cuja marca registrada era uma caveira – e inovador, deixou atônito e saudoso o mundo da moda ao se suicidar aos 40 anos de idade”.

Moda, Uma Filosofia – Lars Svendsen
“Muita gente acha a moda fútil, banal. O filósofo norueguês Lars Svendsen, de forma profunda e irreverente, mostra como a moda permeia nossa vida com uma visão ‘fora da caixa’”

Raquel Medeiros
Foto: JL Rosa

Raquel Medeiros é professora universitária e gerente de marketing Florinda e Famel Foto: JL Rosa

Marketing de Moda – Harriet Posner
“O marketing de moda tem suas particularidades no que tange esse setor onde a efemeridade faz com que se necessite de uma comunicação assertiva”.

A moda imita a vida – André Carvalhal
“’Criar histórias para o consumidor’. André, gerente de marketing da Farm apresenta a marca de moda com necessidade de identidade. Aqui, a modernidade que o tema ‘marketing de moda’ merece. A marca de moda deve ter alma”

Semiótica Plástica – Ana Cláudia de Oliveira
“Estudar a semiótica do discurso, com ênfase na semiótica plástica, possibilita analisarmos a imagem de moda com método. O livro não é de moda, mas isso é que ‘dá o som’: o prazer de buscar teorias e aplicá-las ao universo da moda”.