Desenroladas


Verão 2015: Principais tendências nas semanas de moda internacionais

Passarelas, street style, sites de tendência, blogs de moda, redes sociais… a profusão de informações é tanta que compreender o ritmo do mercado fashion pode se tornar um processo exaustivo para o público. Reunindo algumas das coleções mais inspiradoras das últimas temporadas, as semanas de moda de Paris, Milão, Londres e Nova York apresentam as tendências que devem ganhar as ruas no Verão 2015.

Xadrez vichy

Batizado em homenagem à cidade francesa de Vichy, essa padronagem é famosa pelas toalhas de “piquenique”. Febre nos anos 60, esse xadrez de ares campestres e retrô apareceu em versão classuda na coleção de Oscar de la Renta, romântico na passarela da Diane von Furstenberg e com mix de estampas por Temperley London.

Temperley
Temperley London
Oscar de la Renta
Oscar de la Renta
Diane Von Fustenberg
Diane Von Fustenberg

Detalhes preciosos

Rendas, brocados e toda a riqueza do “feito à mão” roubaram a cena em peças ultra sofisticadas. Nas visões de Mary Katrantzou, Emilio Pucci e Dolce & Gabbana não há espaço para a mesmice quando o assunto é produção artesanal.

Dolce & Gabbana
Dolce & Gabbana
Emilio Pucci
Emilio Pucci
Mary Katrantzou
Mary Katrantzou

Urbano sexy

Sempre presente quando falamos da temporada primavera/verão, a sensualidade da vez foge do óbvio. Até mesmo a Versace, conhecida pela “opulência” de seus modelitos, investiu numa pegada mais casual e requintada – sem perder de vista os decotes e as fendas, claro. Dentro dessa tendência, o destaque vai para os tons mais sóbrios (como preto e grafite) e também inspirações vindas do estilo minimalista dos anos 90 (como no desfile de Bibhu Mohapatra) e da street wear (como na coleção de Anthony Vaccarello).

Anthony Vaccarello
Anthony Vaccarello
Versace
Versace
Bibhu Mohapatra
Bibhu Mohapatra

Rocker hair

Com uma das belezas mais polêmicas da temporada, o estilista Marc Jacobs apostou em modelos sem maquiagem e usando perucas pretas. O corte? Um referência ao ícone do punk rock, Joey Ramone.

Marc Jacobs
Marc Jacobs

Outro nome que entrou para a história do rock e também influenciou muitas cabeleiras, Joan Jett foi a inspiração para as madeixas desfiadas e com volume no topo, desfiladas na passarela de Tom Ford.

Tom Ford
Tom Ford

Já o desfile de Anna Sui trouxe uma beleza mais lúdica, com sombras de efeito metalizado e cabelos soltos ao natural, bem hippie chic.

Anna Sui
Anna Sui

Boca vinho

Normalmente associado às estações mais frias, o batom cor de vinho foi destaque também nas coleções Primavera/Verão 2015. A marca italiana Dolce & Gabbana apresentou uma beleza clássica, com pele levemente iluminada, blush rosado, delineador preto e o tal bocão burgundy.

Dolce & Gabbana
Dolce & Gabbana

A tendência também apareceu na passarela da Topshop Unique, mas em versão mais “apagada”: o batom foi aplicado com um pincel “fofo”, resultando num efeito mais natural.

Topshop Unique
Topshop Unique

Fotos: Style.com