Desenroladas


DIY: Como reaproveitar potes de vidro

Quem curte (ou precisa) cozinhar tem noção do enorme desperdício de plástico, papel, ferro e vidro das embalagens. Além de separar o lixo orgânico do reciclável (e levar para postos de coleta), outra alternativa para diminuir o impacto ambiental é usar a criatividade e aprender a reaproveitar. Não só você vai dar um toque todo especial aos ambientes, como ainda irá economizar e prolongar a vida útil dos materiais.

Os potes de vidro são um exemplo de algo que nunca jogo no lixo. Compotas, molhos, temperos, iogurtes e muitos outros produtos são vendidos em embalagens que podem (e devem!) servir para outros fins.

Para tal, basta separar um frasco e deixá-lo submerso em água por algumas horas. Isso vai fazer com que os rótulos saiam com maior facilidade. Depois, é só lavar bem até que saia toda a cola do rótulo e pronto!

Veja algumas ideias para reaproveitar os potes de vidro:

Na decoração – suporte para vela; vaso para plantas; porta escova de dentes; porta-trecos.

_desenroladas-diy-reaproveitar-compota-pote-de-vidro-1
Cristais, conchas, enfeite de elefante e vela perfumada para um cantinho Zen

Na cozinha – guardar molhos caseiros, sementes, grãos, cereais, castanhas, frutas secas, sorvetes caseiros, folhas para chá e compotas.

_desenroladas-diy-reaproveitar-compota-pote-de-vidro-2
Chá da tarde com canela, goji berry e castanhas

Eu gosto, por exemplo, de usar os potes pequenos para separar previamente as quantidades diárias que devo consumir de determinado produto. Isso facilita bastante na correria do dia a dia.

E aí, curtiram as ideias? Quem fizer em casa, posta uma foto do resultado no Instagram e marca nosso perfil @desenroladas. Vamos adorar! 🙂