Desenroladas


#JuntasArrasamos – Seda aposta na sororidade em nova campanha

Já tá rolando nas redes sociais da Seda sua nova campanha, intitulada #JuntasArrasamos, que tem como propósito o debate sobre a empatia entre mulheres e a quebra dos estereótipos que prejudicam na nossa busca pelo empoderamento.

A campanha traz uma uma série de ações que reforçam a importância da sororidade. Sabe aquela velha história do “Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão”? Pois é, até a Valesca Popozuda entrou nessa e “mudou” a letra da música pra desmistificar a rivalidade feminina.

A Seda é uma das maiores marcas de produtos de beleza do Brasil. Portanto, tem sim uma grande oportunidade de usar seu lugar de privilégio na sociedade (enquanto empresa consolidada) para reforçar a luta pela quebra desses paradigmas e na construção de uma – nova – cultura. “As mulheres são bombardeadas diariamente com informações que reforçam a competição entre elas nas novelas, filmes e comerciais de TV e, em algum momento, passamos a achar normal julgar suas atitudes, estilos e escolhas”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing de Seda.

Para fomentar o manifesto, Seda se uniu ao projeto Plano de Menina, da jornalista Viviane Duarte. Criado em 2016 com o objetivo de conectar meninas a conteúdos transformadores compartilhados por mulheres e outras meninas que estão fazendo acontecer. O Plano de Menina existe para ajudá-las a explorarem o seus mundos e se tornarem  protagonistas de suas histórias. Amamos, sim ou com certeza?

O projeto nasceu com Viviane. Mulher, da periferia, ela sempre soube muito bem o que é nascer sem privilégios, em uma sociedade machista e preconceituosa. “Impulsionada por minha mãe e avó, eu furei bolhas sociais e ocupei espaços que sempre quis, mas nem todas as meninas têm este apoio e acabam deixando de fazer planos, de sonhar. Olhar para trás depois de ter conquistado muitos planos e voltar para contar que é possível para outras meninas se tornou uma missão muito importante para mim. Meu plano é fazer com que todas as meninas descubram seu potencial e sejam o que quiserem ser.”, afirma Viviane.

A parceria entre Seda e o Plano de Menina começou em junho do ano passado, num workshop da marca. Viviane foi convidada para falar sobre o Plano de Menina e foi aí que a mágica aconteceu: os objetivos da Seda e do projeto eram tão iguais que perceberam que precisavam fazer algo juntos.

Para a criadora do projeto, a ampliação dele é uma grande oportunidade de ajudar mais meninas a serem protagonistas de suas histórias por meio de informações relevantes e o empoderamento entre a colaboração de meninas e mulheres. “Se em 2016 nós impactamos 150 meninas nos encontros presenciais com o projeto, com a plataforma digital a expectativa é impactar 200 mil meninas do Brasil todo. É um sonho, um grande plano se tornando realidade”, segundo Viviane.

O que o #JuntasArrasamos promove

Seda é uma marca madrinha da plataforma digital Plano de Menina e juntos eles irão promover um espaço com conteúdos relevantes para ajudar as meninas de comunidades a construírem um plano de vida, tirarem esse plano do papel e se tornarem donas de seu futuro.

Serão 5 módulos com 7 a 8 vídeos, cada um, que abordam temas diversos, como autoestima, empoderamento feminino, educação financeira, uso das mídias sociais, beleza e consumo consciente. Viviane Duarte e seu time fizeram toda a curadoria da plataforma e conteúdo de todos os módulos.

Qualquer pessoa pode se unir ao projeto?

Segundo Viviane, “se toda mulher apresentar (a campanha) para pelo menos uma garota e incentivá-la a ver os conteúdos para se inspirarem e mudarem seus destinos, podemos transformar a nossa sociedade”. É uma questão de abraçar nossas meninas e garantir um futuro melhor para todas nós. Precisamos ocupar nosso espaço por direito e descobrir o poder do que é “nascer menina”.

A mentora do projeto ainda deixa uma dica: “mulheres e meninas, se reúnam para assistir e discutir cada tema [da plataforma]. Marquem um dia no mês ou na semana para estes papos e se conectem, porque toda menina tem um plano e juntas arrasamos!”

Para conhecer o Manifesto Seda, acesse www.facebook.com.br/seda. Já para saber sobre as ações e conteúdo cocriado no Plano de Menina #JuntasArrasamos, clique em www.planodemenina.com.br.