Desenroladas


Na cozinha: Salada no pote de vidro

desenroladas-salada-no-pote-de-vidro-2

Refeições práticas, saborosas, econômicas e ainda com um apelo sustentável. Com todos esses atributos, tem como não ficar pelo menos curiosa pelas saladas em pote de vidro? Já há alguns anos sou adepta da reutilização de potinhos, como contei para vocês nesse post. De tanto ver opções de “mason jar salad” no Pinterest, fui testar e pesquisar sobre os benefícios desse tipo de armazenamento. E olha… me surpreendi! Confira alguns dos motivos pelos quais aderi à “tendência”:

– O vidro é a melhor forma de conservar a textura, os nutrientes e o sabor dos alimentos. Você monta a salada na noite anterior e na hora do almoço parece que você acabou de fazer. As folhas ficam fresquinhas!

– É uma forma leve e prática de levar o almoço para o trabalho diariamente. Basta encher os potinhos na noite anterior ou tirar a noite de domingo para já fazer todas as saladas da semana.

– Além de economizar no almoço (já que você não vai ficar gastando em restaurantes), os potinhos ainda ajudam a manter a dieta na linha.

– Já reparou na quantidade de lixo produzido por um delivery, por exemplo? Ao reutilizar um pote de vidro você dá nova vida ao material, contribuindo para a diminuição do lixo e redução da emissão de gás carbônico. É só um pequeno passo, mas aos poucos vai fazendo diferença.

mason-jar-salad
Foto: Pinterest

 

Ficou com vontade de testar em casa? Aí vão algumas dicas de como montar sua salada:

– Primeiro, coloque o molho. Assim, diminuem as chances do líquido vazar e sujar sua bolsa.

– Depois, coloque os grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha) ou legumes e verduras mais pesados, como brócolis, cenoura, couve-flor e pepino.

– Em seguida, coloque legumes e verduras que não podem ter contato com o molho, como tomate, ervilha, milho, etc.

– Agora é a vez das folhas. Faça um bom mix, com alface, rúcula, couve, espinafre, manjericão, dentre outras.

– Para finalizar, acrescente ingredientes leves como linhaça, chia, quinua, gergelim ou castanhas.

É claro que você pode adaptar essa ordem de acordo com suas receitas e seu gosto pessoal. Mas, no geral, funciona super bem.

E aí, vai testar ou já testou a salada no pote de vidro? Conta pra gente a sua receita favorita nos comentários!

desenroladas-salada-no-pote-de-vidro-1