Desenroladas


Mãe Desenrolada: Amamentação em lugares públicos e nas redes sociais

Você é mãe ou conhece alguém que  já passou por uma situação constrangedora ao amamentar publicamente? Esse assunto é bastante polêmico e gera diversas opiniões no mundo real e também no mundo virtual, principalmente nas mídias sociais. Algumas mães relatam que já foram pedidas para se cobrirem, pararem o ato, se retirarem do recinto (público, digamos de passagem!) e até que foram hostilizadas por estarem amamentando publicamente; outras afirmam que sites de redes sociais retiraram do ar suas fotos amamentando seus filhos com a alegação de serem material inapropriado.

breastfeedinggisele
Gisele Bündchen

Gisele Bündchen foi alvo de críticas quando postou uma foto amamentando sua filha Vivian Lake, enquanto estava sendo maquiada para um trabalho. Miranda Kerr postou fotos amamentando quando seu filho nasceu e como Gisele, no backstage de um trabalho. Carol Trentini também postou fotos amamentando Bento, seu primeiro filho, enquanto tomava chimarrão. Mas dessa vez a modelo recebeu vários comentários positivos. A russa Natalia Vodianova usou as redes sociais para desejar ao marido feliz aniversário com uma foto amamentando seu filho mais novo Maxim, de apenas um mês. A foto feita por Paolo Roversi teve grande repercussão na internet e trouxe de volta a discussão sobre a amamentação.

breastfeedingkerr
Miranda Kerr
breastfeedingcarol
Carol Trentini
vodianova
Natalia Vodianova

Recentemente o Facebook revisou sua política e afirma na sua pagina de ajuda que concordam que a amamentação é um ato natural e que saibam a importância para as mães que compartilham esse momento com outras pessoas. O site ainda diz que a grande parte das fotos que são apagadas são denunciadas por outros usuários da rede social.

fb

O fotógrafo americano Hector Cruz criou o Project Breastfeeding (Projeto Amamentação), que traz fotos de homens segurando bebês como se os estivessem amamentando. As fotos são acompanhadas pela frase “If I could, I would”(Se eu pudesse, eu faria). A intenção do projeto é desestigmatizar o ato de amamentar em público e apoiar as mães que o fazem.

projectifi

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que crianças até seis meses de vida devem ser alimentadas exclusivamente com leite materno, e depois da introdução de novos alimentos na dieta, serem amamentadas, pelo menos, até completarem 2 anos de idade. O leite materno é um alimento completo que contém vitaminas, minerais, gorduras e todas as substâncias nutritivas que são apropriados para o organismo do bebê. Mais informações sobre aleitamento materno aqui.

Eu particularmente amamento meu filho em qualquer lugar e nunca fui repreendida, ou se fui, nem percebi! rs Já postei foto amamentando e percebi que depois de um tempo ela ficou “escondida” no meio dos meus posts no perfil. Coincidência? Não posso afirmar, mas a foto não foi deletada. E vocês? Amamentam em público? Já sofreram algum tipo de repreensão?

amanda-pereira-e-dylan