Desenroladas


DFB 2017 | Streetstyle: inspirações góticas

Um coturno preto, lápis da mesma cor na linha d’água e The Cure tocando no rádio: era o que bastava para ser considerado um gótico nos anos 1980/1990. Tá, mas como esse estilo surgiu?

O Gótico, antes de tudo, é um estilo artístico – englobando arquitetura e literatura, por exemplo – criado na França, durante a Idade Média e foi muito usada em catedrais por toda a Europa (sabe a nossa Catedral? Pois é, total inspirada no estilo, sabia?). No entanto, a subcultura gótica, como a conhecemos, só surgiu entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, caracterizada por uma visão de vida romântica, porém sombria, e paixão por tudo que é obscuro e soturno.

Alguns anos depois, o estilo começou a popularizar-se e ao som de Depeche Mode e Placebo, o gótico ajudou a moldar a estética da década de 1990. Não podemos esquecer também do cinema que teve grande influência: Edward Mãos de Tesoura, Jovens Bruxas e O Corvo, não só fizeram sucesso na década como são considerados clássicos até hoje.

O vestir também exigia acessórios específicos. Cintura alta, coturnos, slips dresses, veludo, barriga de fora, meia arrastão, chokers e muito preto eram obrigatórios! Hoje, esses elementos voltam num novo contexto e com novas referências. E no DFB Festival 2017 não foi diferente, o estilo bombou fora das passarelas!

O que é o gótico suave?

Tema de desfiles de alguns dos grandes nomes da moda, como Alexander McQueen, Givenchy e Alexander Wang, o gótico suave (ou pastel goth) é uma mistura de ideias, estilos e referências. E haja referência, pois somados aos elementos originais do gótico, estão também o esportivo, grunge e boho, por exemplo. A cor preta continua forte, bem como acessórios pesados e jeans rasgados, mas numa versão mais leve e adaptável ao calor de Fortaleza.

O estilo foi predominante no público do DFB Festival 2017 e, para te inspirar, clicamos alguns dos looks mais incríveis que achamos este ano no evento:

Se você curtiu o estilo e quer colocar o bocão roxo pra jogo, a gente separou algumas inspirações pra você se jogar e arrasar!