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Livros de moda: leituras essenciais

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Uma boa biblioteca de moda precisa incluir certos títulos clássicos. Reunimos aqui a lista dos autores essenciais para compreender esse tema que tanto amamos em sua plenitude: enquanto tendência, consumo, antropologia e até filosofia, entre outras possibilidades. Aqui, selecionamos títulos de pensadores, estilistas, filósofos, pesquisadores, consultores e editores de moda, que exploram o assunto a partir de diferentes pontos de vista. Ainda que a internet seja uma excelente fonte de pesquisa, os livros compõem parte essencial na formação de um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.  Seja para um trabalho acadêmico ou apenas por curiosidade. Se esse é o seu interesse,  veja por onde começar a montar o seu acervo:

O Sistema da Moda, Roland Barthes

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“Em O sistema da moda, Roland Barthes elabora uma análise semântica do vestuário a partir de artigos da imprensa, examinando a estrutura e o significado do discurso sobre a moda. Barthes desvenda um sistema de significações e a submete pela primeira vez a uma verdadeira análise semântica: como os seres humanos constroem sentido com o vestuário e a fala?”
Preço médio: R$84,20

O Império do Efêmero, Gilles Lipovetsky

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“Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências?

Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social, o filósofo francês Gilles Lipovetsky confere à moda um caráter libertário, faz dela signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. Lipovetsky acaba por nos mostrar que, “no filme acelerado da História moderna, dentre todos os roteiros, o da Moda é o menos pior”.

Lançado na França em 1987, O império do efêmero provocou polêmicas acirradas: alguns críticos investiram violentamente contra ele, mas outros o consideraram um autêntico guia dos anos 80.”
Preço médio: R$46

História da Beleza, Umberto Eco

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“Apesar de ilustrada por imagens de centenas de obras-primas de todos os tempos, esta não é como uma vasta antologia de textos desde Pitágoras até os nossos dias, que servem para reconstruir as múltiplas idéias de Beleza expressadas e discutidas desde a Grécia antiga até hoje. Este livro apresenta as diversas concepções de Beleza da natureza, das flores, dos animais, dos corpos humanos, dos astros, das relações matemáticas, da luz, das pedras preciosas, das roupas, de Deus e do Diabo. Embora apenas os textos dos filósofos, dos escritores, dos cineastas, dos místicos, dos teólogos e testemunhos dos artistas tenham chegado até nós, por meio desses documentos é possível reconstruir também a maneira como os humildes, os excluídos e os homens comuns de todos os tempos relacionam-se com a Beleza. Assim podemos sentir como, não somente em época diferentes, mas por vezes até dentro de uma mesma cultura, diversos conceitos de Beleza entraram em conflito. ”
Preço médio: R$162,90

Moda: Uma Filosofia, Lars Svendsen

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“A escolha das roupas transmite uma mensagem sobre quem somos? De Coco Chanel a Rei Kawakubo, de Dior ao estilo das ruas, o fio condutor desse livro é o princípio fundamental da moda – a busca pelo novo. A moda permeia diversos níveis da nossa existência, mas foi pouco estudada pelos filósofos. Até agora. Com uma prosa ágil e irônica, o autor reúne referências que vão da música pop e da arte contemporânea a pensadores como Kant, Adorno, Barthes, Benjamin e Giddens. Concentrando-se no vestuário, faz um apanhado histórico e analisa a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo. Assim, resume o que a filosofia e a sociologia têm a dizer sobre o assunto – e acrescenta muito à discussão.”
Preço médio: 39,90

Glamour, Diana Vreeland

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“Na década de 1980, instigada por sua editora – Jacqueline Kennedy Onassis -, a lendária expert em moda Diana Vreeland (1903 – 1989) preparou uma inspirada seleção de suas imagens favoritas, produzidas por fotógrafos como Man Ray, Elliott Erwitt e Sir Cecil Beaton, e nelas baseou os seus próprios comentários sucintos e incisivos, elementos que fizeram do livro Glamour um clássico instantâneo. Nesta apurada reedição, a obra, inédita no Brasil, é apresentada por um prefácio do estilista Marc Jacobs. Glamour reúne um precioso conjunto de fotos extraídas de revistas de moda, imagens captadas pelas lentes dos paparazzi, assim como retratos de ícones da literatura e das artes , entre outros, Maria Callas, Gertrude Stein, Eva Perón, Mick Jagger, Audrey Hepburn e o general Charles de Gaulle. Diana Vreeland foi editora de moda da Harper’s Bazaar por 26 anos e editora-chefe da Vogue entre 1963 e 1971. Seu ponto de vista surpreende até hoje pelo frescor incomparável e abertura para o futuro.”
Preço médio: R$85

A Costura do Invisível, Jum Nakao

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“O livro compõe um caleidoscópio de olhares de diferentes artistas sobre o trabalho, reunindo imagens e textos em diálogo numa trama imprevisível. Ele exige do leitor uma postura ativa e interrogativa para percorrer múltiplas trilhas de leitura. A viagem proposta é a própria aventura da linguagem, que traz à tona as inquietações inerentes a todo o processo criativo.”
Preço médio: R$193

Observatório de Sinais, Dário Caldas

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“Neste livro, você encontrará uma análise abrangente e inovadora do tema tendências, um olhar crítico e desafiador sobre verdades tidas como absolutas e há muito sedimentadas nesse universo. O autor produziu uma obra que se destaca pelo questionamento do que existe de anacrônico, imediatista e superficial na construção das tendências. Partindo da desmistificação do conceito de tendência, desde sua origem à forma como é utilizado nas mais diferentes indústrias e setores, abre-se um proveitoso e necessário espaço para a reflexão, para o pensamento crítico – atitude imprescíndivel a todos os que se interessam em fazer avançar a prática profissional aliada à produção do conhecimento.”
Preço médio: R$55

Moda e Linguagem, Kathia Castilho

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“Esta obra enfatiza a importância do conhecimento da estruturação da moda como elemento de comunicação a partir dos códigos da linguagem do vestir, decorar e reconstruir por meio das roupas e seus próprios corpos. A idéia é a de que nesta reorganização estética, os indivíduos busquem externar desejos, realizações e aspirações. Segundo a autora, moda é comunicação que se inscreve no corpo pelos elementos da ordem do visual. ‘O estudo apresentado no livro, analisa o desenvolvimento da decoração corpórea, adornos e moda como organização da linguagem do corpo à medida que a sociedade se torna mais complexa’, explica a pesquisadora Kathia Castilho”
Preço médio: R$33

Chic, Gloria Kalil

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É preciso conhecer as regras, para quebrá-las.

“Quem não gostaria de saber a opinião de Gloria Kalil antes de vestir a roupa para uma festa, um casamento ou na hora de fazer as malas para uma viagem? Esta nova edição servirá de personal stylist para a leitora, trazendo dicas e comentários seguros para se construir um estilo pessoal, que evidencie a individualidade de cada uma, valorizando os seus pontos fortes e usando a moda sempre a seu favor. Aprenda a ser chic sem ser esnobe, chic com pouco dinheiro e juntando o melhor da aparência com o melhor do conteúdo.”
Preço médio: R$114,90

“…ismos para entender a moda”

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“O livro reúne as tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica confiável. De modo conciso, identifica o contexto, as características, as obras e os significados mais importantes de cada estilo. Esses ismos da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente. A autora traça influências e conexões dos grandes criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs. Ao mesmo tempo, não deixa de lado nomes de personagens históricos e de celebridades que tiveram e têm papel fundamental ao consolidar e ditar estilos – da imperatriz Maria Antonieta a lady Diana Spencer, de Sarah Bernhardt a Sarah Jessica Parker.”
Preço médio: R$39,90

“100 anos de moda”, Cally Blackman

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“Com mais de 400 imagens icônicas, este livro conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo dos dias atuais. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.”
Preço médio: R$74,90

“Moda é comunicação”, Carol Garcia e Ana Paula de Miranda

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“‘Moda é Comunicação’ enfoca a moda como símbolo do ‘eu’, sendo ela um instrumento de comunicação, integração, individualidade, transformação e conseqüentemente a influência no aprimoramento da auto-estima. O livro integra a coleção ‘Moda e Comunicação’, que reúne os conteúdos originalmente produzidos para as disciplinas do curso de pós-graduação em Moda e Comunicação on-line da Universidade Anhembi Morumbi”

“Moda e comunicação”, Malcom Barnad

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“Neste livro o autor Malcolm Barnard apresenta moda e indumentária como maneiras de comunicar identidades como maneiras de comunicar identidades de classes e gêneros sexuais e sociais.
Esta obra interdisciplinar analisa com clareza como a moda e a indumentária têm sido compreendidas como um fenômeno moderno e pós-moderno. Recorrendo às especulações teóricas sobre cultura, especialmente as de Simmer, Derrida, Baudrillard e Jameon, o autor avalia as consequências do pós-modernismo para a moda como uma forma de comunicação.”
Preço médio: R$43

 A era Chanel, Edmonde Charles-roux

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“Um dos maiores ícones da moda no século XX, Chanel (1883-1971) sempre se distinguiu por uma postura modernista e radicalmente inovadora. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época.
O sucesso de Chanel foi imenso: seu reinado sobre o mundo da alta-costura durou cerca de meio século. Entender o poder da imagem foi seu maior mérito. Com um estilo incomparável, era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais.
Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.”
Preço médio: R$170