Desenroladas


Moda e tecnologia: marcas de calçados apostam em inovação e praticidade

Nossa forma de consumir vem se modificando a cada dia e, portanto, não é surpreendente perceber essas transformações também no que usamos e vestimos – é uma exigência do mercado. Temos visto vários produtos (de roupas a acessórios e móveis) tornando-se mais sensíveis e adaptáveis às necessidades individuais.

Em nossas pesquisas, encontramos alguns exemplos de calçados que aliam o espírito criativo e versátil com tecnologia e inovação de forma prática.  Todos participaram de crowdfunding (financiamento coletivo) no Kickstarter e foram completamente financiados por um grande número de pessoas pelo mundo todo. Quer forma melhor de mostrar ao mercado a mudança de mindset dos consumidores do que eles mesmos sendo os patrocinadores destes produtos? A grande virada da moda já está acontecendo, manas! Vejam algumas ideias que fazem parte dessa onda:

Mime et Moi

Se você já cansou de carregar um par extra de sapatos ao sair de casa, essa ideia é pra você: que tal um calçado que pode ser usado com salto baixo pela manhã e alto pela noite (ou justamente o contrário)? Graças a uma função inovadora de ajustes de altura, os sapatos da empresa alemã Mime et Moi possuem saltos intercambiáveis, que variam entre altura, forma e cor e cabem em uma bolsa de mão. Cada sapato vem com cinco diferentes opções de mudança de salto – de stiletto a flat – e, com um rápido encaixe, é possível alternar o look em poucos segundos. além disso, o design minimalista traz também o conceito de “menos é mais” – tanto em termos estéticos, quanto na quantidade de peças que temos em nossos guarda-roupas. Viva o consumo consciente!

Mais informações: mimemoi.com

 

Rothy’s

Esses são os nossos preferidos! Feitas a partir de garrafas de plástico recicladas, as sapatilhas da Rothy’s vêm em dois estilos diferentes e numa grande variedade de cores e desenhos. Com sede em São Francisco (EUA), a empresa transforma garrafas de plástico em uma fibra forte e macia que é tecida em uma impressora 3D (em apenas seis minutos!), ajustada ao calor e, em seguida, transformadas à mão em sapatos estilizados, de alta qualidade e durabilidade. E nada de calçá-los com receio: eles são projetados para durar e serem usados com frequência e podem ser lavados normalmente. Sabe o melhor? A produção dos calçados tem ZERO desperdício! 

Mais informações: rothys.com

KI ecobe

Em seus 25 anos na indústria de produção em massa de calçados, o designer GyuDeog Kim viu inúmeras fábricas sem medidas de segurança e saúde – o que o levou a pensar num modelo que excluísse todo esse processo. Assim surgiu o KI ecobe, um tipo de calçado completamente modular que permite aos clientes projetar seus próprios sapatos usando uma variedade de componentes e construir o produto final. O cliente começa projetando seu sapato através do site da empresa. O grande número de componentes (entre solados, cadarços, cores etc.) oferece um total de 10.125 combinações possíveis. Para quem gosta de um produto único, é pouco provável que o colega ao lado tenha o mesmo KI ecobe que você! 

Mais informações: kiecobe.com

 

A gente também encontrou outros modelos bem inventivos: o Digitsole Smartshoe, um tênis hipermoderno (quem diria que esse modelo não faria parte do filme De Volta para o Futuro?) e o Nakefit, um adesivo hipoalergênico, para ser colado na sola do pé.

Diz aí, que outro acessório poderia ser tão facilmente feito de forma DIY? 😉