Desenroladas


5 filmes sobre música lançados em 2015 que você precisa assistir

O fim do ano se aproxima e, com ele, bate um certo saudosismo e a vontade de criar listas. Unindo duas coisas que amamos, música e cinema, aí vão cinco filmes que trouxeram histórias marcantes tendo músicos como protagonistas. Cada longa mostra, a seu modo, o poder transformador da música para o indivíduo e/ou para a sociedade.

1. What Happened, Miss Simone?

Screen-Shot-2015-04-29-at-1.41.51-PM

Dona de uma voz poderosa e com capacidade única de emocionar através de suas canções, Nina Simone foi uma das mais brilhantes artistas de todos os tempos. Sua luta política e seus altos e baixos psicológicos muitas vezes “sabotaram” sua carreira e são contados de forma transparente neste documentário do Netflix.

2. Roger Waters: The Wall

1401x788-ROGER_WATERS_1

Lançado em 1979, o álbum duplo “The Wall”, da banda inglesa Pink Floyd, originou uma turnê que permanece como uma das mais marcantes da história do rock. O documentário destrincha a criação do concerto através dos depoimentos de seu idealizador, Roger Waters, que continua performando o espetáculo ao redor do globo com enorme sucesso.

3. Straight Outta Compton: A História do N. W. A.

straight_outta_compton

Na periferia de Los Angeles, um grupo de jovens vê na música a oportunidade de retratar os problemas de sua comunidade e também fugir de atividades criminosas – vistas por muito deles, até então, como “única saída” para “vencer na vida”. Lidando com uma série de preconceitos, principalmente o racismo, o N. W. A. conseguiu atingir o topo das paradas de sucesso norte-americanas catapultando nomes como Ice Cube, Eazy-E e Dr. Dre ao estrelato. Fuck the police!

4. Whiplash: Em busca da perfeição

É possível atingir a perfeição? Buscando a grandeza, um jovem músico é pressionado de forma brutal por seu mentor que faz de tudo para que ele alcance seu potencial. A história dramática é contada de forma extraordinária pelo diretor Damien Chazelle e conta com as excelentes interpretações de Miles Teller Jr. e J. K. Simmons.

5. Amy

amy-winehouse

Um dos lançamentos mais aguardados do ano, este filme mostra o brilhantismo vocal de Amy Winehouse. Sua turbulenta vida amorosa e a incapacidade de lidar com o sucesso avassalador após o álbum “Back to Black”, conduziram ao fim trágico da cantora que permanece como ícone de nossa geração.