Desenroladas


Google Arts & Culture reúne mais de 30 mil documentos de moda em sua plataforma

A partir de hoje (8), três mil anos de moda mundial estão reunidos na maior exposição virtual de estilo já realizada. O projeto We Wear Culture, desenvolvido pelo Google Arts & Culture, é fruto de colaboração com mais de 180 instituições culturais em 42 países.

É uma maneira nova e imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo. Após projetos que tornaram a arte de rua, as artes performáticas e a história natural acessíveis a pessoas de todo o mundo, o “We Wear Culture”permite que todos explorem o mundo da moda. A plataforma Google Arts & Culture é gratuita e está disponível na web, e no aplicativo para iOS e Android.

 

 

 

Parceiros brasileiros:

·  Museu Carmen Miranda

·  Museu da Moda Brasileira

·  Museu da Pessoa

·  Museu Imperial

·  Museu da Casa Brasileira

·  Museu do Índio

·  Instituto Moreira Salles

·  Conservação Rio+

·  Museu do Futebol

·  Museu Afro Brasil

·  MASP

 

Mais destaques do projeto “We wear culture”:

·  Entre na maior coleção de figurinos do mundo no Laboratório de Conservação do Instituto de Vestuário da Metropolitan Museum of Artgraças a um filme de 360°, e veja como os especialistas trabalham para conservar os 35 mil artefatos armazenados no museu;

·  Faça uma visita virtual a várias casas de moda, como a Almofada dos sonhos de Condé Nast, o palácio de Versalhes e a Casa do Patrimônio Africano;

·  As imagens de ultra-alta resolução – tiradas pela Art Camera do Google – surpreenderão com os pontos de uma Indumentária de Dragão usada pelo imperador da dinastia Quing e também chegar perto do casaco de noite de Elsa Schiaparelli que apresenta o romance entre moda e arte surrealista e seus detalhes florais.

 

Moda como forma de arte e cultura:  

·  Explore a relação entre moda e cultura, navegando pela da moda do punk britânico, a evolução do estilo de rua no Japão e a história do denim;

·  Descubra o guarda-roupa da pintora Frida Kahlo ou como a atriz brasileira Carmen Miranda popularizou o sapato do platô na década de 1930.

 

O trabalho por trás da moda:

·  Aprenda sobre o trabalho por trás do artesanato.  Veja como um sapato ou um quimono tradicional são feitos. Explore a habilidade dolijamento belga do século XVIII e o icônico Vestido de Delfos, técnicas de tingimento da Índia ou da Nigéria, ou tudo sobre asmáquinas que revolucionaram a fabricação de têxteis ao longo dos séculos.

Impacto da moda:

·  Entenda o impacto da moda e como ela capacita comunidades na Índia, de maneira sustentável e, claro, é sinónimo de negócio;

·  Leia artigos especializados sobre “Por que a moda é importante”, “4 maneiras de amar tanto a moda quanto o planeta“, ou “Como se vestir como as maiores mulheres da história“.