Desenroladas


Cobertura Couromoda – tendências de sapatos para inverno 2015

A Couromoda reuniu as tendências de sapatos e acessórios que devem tomar conta das vitrines na próxima temporada. O conforto ganha destaque para atender as demandas da mulher contemporânea

A10A7203

Campanha da Cravo & Canela revela o desejo para a próxima estação: conforto e estilo

Quantas vezes você já começou a montar um look pelos pés? Antes meros complementos, os calçados ganham cada vez mais destaque, inclusive com status de protagonistas. A Couromoda 2015, que aconteceu entre 11 e 14 desse mês em São Paulo (SP), reuniu algumas das principais empresas do setor no País.

Marcas como Arezzo, Schutz, Cravo&Canela, Capodarte, Cavalera e Lilly’s Closet estiveram no evento para apresentar sua apostas de Inverno 2015.

Novidades

No geral, a grande novidade para a próxima estação são os calçados mais ousados, com misturas de materiais, estilos e texturas.Algumas tendências já consolidadas no mercado permanecem na temporada invernal, sendo ainda mais exploradas visualmente.

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

É o caso do “folk” (do inglês, “folclore”), estilo que reúne referências que vão do country, com direito a botas de cowboy, à cultura indígena norte-americana, com muitas franjas e tons terrosos. Chocolate, caramelo e café integram boa parte das cartelas de cores, deixando os designs atuais ainda mais próximos de referências vintage.

Em referência ao universo "college", modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

Em referência ao universo “college”, modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

A tendência “worker” também é muito presente e aparece, principalmente, nos solados mais pesados de sapatos e botas que lembram o estilo usado por lenhadores e caçadores, principalmente para a ala masculina.

Tendências

Com “ar” de anos 50, referências do universo “college” e da moda masculina inspiram releituras de modelos clássicos como mocassins e oxfords. O diferencial fica por conta de detalhes inusitados, como a aplicação de tachas e solados brancos emborrachados, que trazem um “toque” de “streetwear”. Em uma onda “street college”, os tênis (femininos e masculinos) aparecem com canos altos, médios e baixos.

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Nesse embarque a décadas passadas, a moda dos anos 90 é responsável pelo grande destaque da temporada: a consolidação da onda “sneaker”. Os tênis bem esportivos ganham aplicações de tweed, efeitos metalizados e estampas de impacto como o animal print e também o camuflado.

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Aliás, o militarismo é mais um estilo que retorna para o inverno, com seus tons verdes fechados e muitas aplicações.

Bolsas

Já as bolsas estão em movimentos opostos: por um lado, modelos minimalistas e geométricos com tons sóbrios e shapes clássicos. Do outro, estão itens mais moderninhos, com referências pop, cores fortes e estampas divertidas, invadindo peças como as mochilas.

Inspiradas na "pop art", as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Inspiradas na “pop art”, as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Mas o mais interessante é observar que, de modo geral, os produtos estão caminhando rumo ao utilitarismo, com foco no conforto. A ideia principal é atender à demanda por praticidade para a mulher dos tempos atuais: cada vez mais atarefada em seu dia a dia e, claro, que não pensa duas vezes antes de descer do salto para calçar um tênis cheio de estilo.

A10A8013

campanha Cravo & Canela

Alerta de tendência: Cut out Boots

Zoeira

Em Fortaleza, a marca Couro & Cia apostou nas cut out boots em sua nova coleção de inverno 2014                                              Foto: Lucas Menezes

 Sempre que as coleções de inverno chegam às lojas, o questionamento de nós, cearenses, costuma ser o mesmo: como vou usar essas tendências nesse calor? As botas, até então, eram bem difíceis de serem incorporados ao nosso guarda-roupa. Até então!

Lançadas na coleção Primavera/Verão da Maison Balenciaga, em 2011, as “cut out boots” são uma ótima opção para aproveitar as c0leções de inverno sem sofrer tanto com o calor. Isso porque o modelo traz recortes que permitem os pés “respirarem”, deixando o sapato mais fresquinho. A bota já ganhou, inclusive,  os pés das celebridades mais estilosas:

cut-out-boots-famosas-blog-desenroladas

Mary Kate Olsen, Miley Cyrus e Nicole Richie aderiram às Cut Out Boots

A Balenciaga lançou a ideia, mas as marcas ao redor do mundo estão adaptando e criando seus próprios modelos com a proposta. Durante a produção do nosso editorial fotografado em Guaramiranga (que vocês verão em breve por aqui), registramos essa botinha da Couro & Cia, que traz a referência “cut out” em modelos nas cores preta e caramelo. A gente desejou na hora!

Selecionamos então alguns looks de referência, com propostas mais leves para o calor ou meia estação. Como a bota, em si, sempre é um pouco mais pesada, misturar com looks fluidos, de tecidos leves cria um contraste bem interessante.  É verdade também que esse modelo acaba caindo para uma pegada mais rocker, mas também se encaixa perfeitamente em produções boho ou clássicas. No fim, a ideia é sempre a mesma: experimentar!

cut-out-boots-blog-desenroladas 3303467_Lookbook 3309716_open-uri20130926-22766-oq66gs 3411439_lookb1 3562281_open-uri20140212-2655-i6xwt7 2922870_loki3 2962766_LB1 3377820_inthefrow1

Além das cut out boots, a gente já falou por aqui sobre outra tendência que deve ganhar nossos pés, as correntes. Relembrem aqui.

Em tempo: a botinha que abriu o post é da nova coleção da Couro & Cia inverno 2014, que será lançada nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, na Loja do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, N° 85 – Loja 64). (3241.5324)

 

Paris: Pela janela do quarto…

Uma das maiores belezas de Paris é a arquitetura da cidade, que carrega desde construções clássicas até prédios hiper modernos com estilo futurista. Quando estive na cidade, me hospedei no Golden Tulip Hotel Washington Opera, um quatro estrelas localizado no 1º arrondissement. Fica pertinho de alguns dos principais atrativos da cidade: Louvre, Jardin des Tuileries, Palais Garnier, Musée de l’Orangerie e Musée d’Orsay. <3

Além dessa vizinhança maravilhosa e super charmosa (que também era dominada por restaurantes, galerias de arte contemporânea e até um Toni & Guy), eu fiquei encantada com a vista de Paris que a gente tinha do quarto. Correspondia a todos os clichês e ia muito além. E foi num dos cantinhos que mais aproveitei no hotel, a janela, que fotografei alguns dos acessórios que se tornaram meus “melhores amigos” nessa viagem. Alguns comprei em Fortaleza, outros já garimpei na viagem pela Europa. Foram os meus essenciais durante a primavera em Paris e espero que possam inspirá-las também.

__blog-desenroladas-acessórios-bolsa-bota-mala-paris-2

__blog-desenroladas-acessórios-bolsa-bota-mala-paris-1

Carteira: coleção Andy Warhol da Pepe Jeans London (comprei em Lisboa) | Bolsa preta: Mango (comprei em Barcelona)

__blog-desenroladas-acessórios-bolsa-bota-mala-paris-3

Botas: Esdra para Meia Sola

__blog-desenroladas-acessórios-bolsa-bota-mala-paris-4

Lenço: Fórum | Colar: presente da minha mãe | Caixa porta-jóias (também usada como clutch): Etna