Desenroladas


Cobertura Couromoda – tendências de sapatos para inverno 2015

A Couromoda reuniu as tendências de sapatos e acessórios que devem tomar conta das vitrines na próxima temporada. O conforto ganha destaque para atender as demandas da mulher contemporânea

A10A7203

Campanha da Cravo & Canela revela o desejo para a próxima estação: conforto e estilo

Quantas vezes você já começou a montar um look pelos pés? Antes meros complementos, os calçados ganham cada vez mais destaque, inclusive com status de protagonistas. A Couromoda 2015, que aconteceu entre 11 e 14 desse mês em São Paulo (SP), reuniu algumas das principais empresas do setor no País.

Marcas como Arezzo, Schutz, Cravo&Canela, Capodarte, Cavalera e Lilly’s Closet estiveram no evento para apresentar sua apostas de Inverno 2015.

Novidades

No geral, a grande novidade para a próxima estação são os calçados mais ousados, com misturas de materiais, estilos e texturas.Algumas tendências já consolidadas no mercado permanecem na temporada invernal, sendo ainda mais exploradas visualmente.

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

Praticidade sem perder o estilo: o conforto permeia as tendências de sapatos. A Cravo&Canela aposta em botas super confortáveis, com saltos grossos ou sem salto. Cadarços coloridos dão um charme extra aos itens

É o caso do “folk” (do inglês, “folclore”), estilo que reúne referências que vão do country, com direito a botas de cowboy, à cultura indígena norte-americana, com muitas franjas e tons terrosos. Chocolate, caramelo e café integram boa parte das cartelas de cores, deixando os designs atuais ainda mais próximos de referências vintage.

Em referência ao universo "college", modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

Em referência ao universo “college”, modelos clássicos como os mocassins surgem para a próxima temporada

A tendência “worker” também é muito presente e aparece, principalmente, nos solados mais pesados de sapatos e botas que lembram o estilo usado por lenhadores e caçadores, principalmente para a ala masculina.

Tendências

Com “ar” de anos 50, referências do universo “college” e da moda masculina inspiram releituras de modelos clássicos como mocassins e oxfords. O diferencial fica por conta de detalhes inusitados, como a aplicação de tachas e solados brancos emborrachados, que trazem um “toque” de “streetwear”. Em uma onda “street college”, os tênis (femininos e masculinos) aparecem com canos altos, médios e baixos.

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Sapatos com solados brancos são destaque na temporada e integram a coleção Inverno 2015 da Capodarte

Nesse embarque a décadas passadas, a moda dos anos 90 é responsável pelo grande destaque da temporada: a consolidação da onda “sneaker”. Os tênis bem esportivos ganham aplicações de tweed, efeitos metalizados e estampas de impacto como o animal print e também o camuflado.

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Bota com solado tratorado verde musgo da marca Carrano faz referência ao militarismo

Aliás, o militarismo é mais um estilo que retorna para o inverno, com seus tons verdes fechados e muitas aplicações.

Bolsas

Já as bolsas estão em movimentos opostos: por um lado, modelos minimalistas e geométricos com tons sóbrios e shapes clássicos. Do outro, estão itens mais moderninhos, com referências pop, cores fortes e estampas divertidas, invadindo peças como as mochilas.

Inspiradas na "pop art", as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Inspiradas na “pop art”, as mochilas da Bonne trazem utilitarismo e um toque divertido à temporada

Mas o mais interessante é observar que, de modo geral, os produtos estão caminhando rumo ao utilitarismo, com foco no conforto. A ideia principal é atender à demanda por praticidade para a mulher dos tempos atuais: cada vez mais atarefada em seu dia a dia e, claro, que não pensa duas vezes antes de descer do salto para calçar um tênis cheio de estilo.

A10A8013

campanha Cravo & Canela

Petit Première – O mundo de Julia Petit

Julia Petit ,blogueira

Conversamos com Julia Petit durante a Couromoda, em que ela divulgava sua parceria com a marca Jorge Alex.  Foto: Gabriela Dourado

Em um encontro durante a Couromoda, feira de calçados e acessórios que aconteceu em São Paulo, conversamos com Julia Petit, editora do site de notícias que aborda a moda e o universo pop “Petiscos”. A consultora e blogueira estava na feira para divulgar a campanha da marca Jorge Alex, da qual é garota propaganda. E o que começou como uma entrevista, acabou fluindo para um grande bate papo sobre os mais diversos assuntos.

Jorge Alex

“Eu uso a marca há muito tempo e, por conta do meu trabalho, tenho que ter mesmo muitas coisas para usar. Então a grife já é nossa parceira há alguns anos e esse trabalho para a campanha acaba soando muito natural, porque as pessoas já me viam muito usando as peças da marca”.

Petit4 Petit1

Anos 90

“Essa é uma das tendências mais fortes da estação e, pra gente que viveu intensamente os anos 90, tudo ainda está muito fresco. Eu gosto do grunge, por exemplo, por ser muito confortável. E era uma característica dos anos 90 isso de misturar uma peça bem pesada com algo mais leve. Foi uma década diversa, tinha um exótico muito legal. Pra música, o house começou nos anos 90 e os clubbers estavam com tudo. Mas a minhas referências musicais são muito de quem veio daquela época e continuou. Não tenho essa admiração por quem ficou por lá, como o Nirvana, por exemplo. Eu gosto muito mais do Dave Grohl e do Foo Fighters. Tem ainda o Pearl Jam, Eddie Vader ou o Sound Garden, que evoluíram de uma maneira interessante”.

julia-petit-looks-desenroladas-1

Julia tem um estilo que “sustenta” infinitas produções, sempre fashionistas e elegantes

Livros

“Há cerca de quatro anos, nos procuraram para fazer um livro do Petiscos, mas acabou não rolando. Hoje tem alguns blogs que acompanho que foram para a versão impressa como o Oficina de Estilo, mas o Oficina é um blog bem específico, de dicas, sobre a profissão das meninas. E o Petiscos é muito diverso, um site de notícias mesmo. E eu também não tenho interesse em fazer um livro sobre a minha vida. Eu quero até produzir um livro, mas é um projeto mais pra frente e preciso pensar bem sobre como seria essa publicação. Outro motivo para eu não pensar muito nisso é porque acredito muito no conteúdo digital e é nisso que sempre penso em investir, que planejo trabalhar.

petiscos

Anunciantes

“O Petiscos começou trazendo sempre muitas críticas e com um tempo percebi que a gente foi se acalmando, ficando meio chapa branca e eu não queria isso. A equipe deu uma acordada e voltamos com as nossa críticas que são muito características do site. A gente chegou em um momento da moda em que precisamos dar a informação para que as próprias pessoas façam as suas escolhas. Então, quando você deixa de falar de um assunto com medo de não faturar, você deixa de dar essa informação. E o cliente bacana quer um veículo idôneo, que não se vende, que não fala bem só porque está pagando. E a gente tem essa liberdade no site”

julia-petit-maquiagens

Julia Petit é criativa em seus looks e tutoriais de make, que mostram que é possível ir muito além do “olho preto e boca nude”

Tattoo

“Hoje, se você quer ser diferente, não tenha tatuagem. Todo mundo tem! E a tattoo é uma relação da gente com a gente mesmo, mas, pra mim pelo menos, não muda em nada minha personalidade. Eu tenho as que gosto mais, as que gosto menos, as com significado e as sem significado. Tatuei esses dias uma concha simplesmente porque queria tatuar uma concha. Sem drama!”

juliapetit3

Televisão

“Eu pedi para me ausentar do ‘Vamos combinar seu estilo’ por conta de pendências pessoais, estava precisando ficar mais em casa por conta do meu pai (Julia perdeu o pai recentemente). Já temos um novo projeto para voltar à TV, no próprio GNT, mas tudo ainda no começo, com calma”

foto-10-620_7263062593793166994

Julia e Mariana Weickert quando a ruiva ainda fazia parte do programa “Vamos Combinar Seu Estilo”

IMG_5011A

Julia na época do “Base Aliada”, seu outro programa na TV

Manual

Os tutoriais de beleza de petit

Contorno facial
Para uma pele perfeita
Julia Petit valoriza uma pele bem trabalhada na maquiagem. Neste vídeo, ela ensina o básico do contorno facial, para iluminar o que deve ser valorizado e disfarçar imperfeições

[youtube]http://youtu.be/UioQXDAkF3k[/youtube]

Fantasia
Makes para o carnaval
Entre os tutoriais, outros que costumam fazer sucesso são os estilo fantasia. Ótimas inspirações para essa época de carnaval, como este de colombina

[youtube]http://youtu.be/Z9keSBRodc0[/youtube]

Cabelo
Penteados práticos
Além das makes, Julia também arrasa nos penteados e ensina desde produções simples até as mais elaboradas para fazer em casa

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Zqc5uIMna4k[/youtube]

*A coluna viajou a São Paulo com exclusividade à convite da Couromoda