Desenroladas


Saiba quem foram as mulheres que dão nome às ruas de Fortaleza

A grande maioria das ruas de Fortaleza são batizadas com nome de pessoas. Mas, por rotina ou pressa, não paramos para pensar quem foram essas personalidades ou porque estão sendo homenageadas. Ainda que a maior parte dos cantos da cidade façam alusão aos personagens masculinos da nossa história, grandes mulheres cearenses também têm sua memória viva em plaquinhas de ruas conhecidas e movimentadas na Cidade da Luz. Conheça a história de algumas delas:

Bárbara De Alencar (1760 – 1832)

Revolucionária, é considerada a primeira presa política do Brasil, perseguida por seus posicionamentos políticos até o fim da vida. Nascida em Pernambuco, fez sua carreira política no Ceará. Matriarca de uma família de revolucionários e avó de José de Alencar, esteve presente na Revolução de 1817 e na Confederação do Equador. Conseguiu convencer a elite de aderir à Revolução, que teve bastante importância para a independência do Brasil. A rua que a homenageia atravessa o Centro e a Aldeota.

Jovita Feitosa (1848-1867)

(more…)

Hey Joe inaugura gastrobar em Fortaleza repleto de opções vegetarianas

_hey-joe-food-bar-gastronomia-fortaleza-hamburguer-2

O coração da Vila Pita tem mais um motivo para pulsar forte: a abertura do Hey Joe Food’n’Bar, espaço que reúne gastronomia e arte de maneira inovadora e cheia de sabor. Nós provamos o cardápio em primeira mão e adiantamos que está tudo irresistível!

(more…)

A Suculenta: conheça a marca cearense especialista em bolos veganos

Uma mensagem privada no Instagram e pronto. Nascia ali um novo amor gastronômico: a Suculenta, micropadaria artesanal & vegana. A Milena Cavalcante (que já teve uma marca de moda massa e nós entrevistamos aqui) entrou em contato comigo para apresentar seu novo projeto gastronômico e fiquei encantada com o sabor do bolo de cacau vegano e também com a delicadeza da apresentação do produto. Dá pra notar que tudo é criado com muito carinho e cuidado pela Milena e pela mãe dela, a Solange Olímpio, que é uma cozinheira de mão cheia e é sócia da filha. Um exemplo é a tag da embalagem que traz o manifesto das criadoras:

_disin

A vontade de criar um produto livre de crueldade animal e as experiências gastronômicas por lazer, foram os combustíveis da dupla para criar a Suculenta. Semanalmente, a marca divulga a fornada que pode incluir: bolo de cacau com cobertura de cacau; bolo de cenoura com cobertura de cacau; bolo de fubá com coco; bolo de macaxeira com cobertura de cacau; bolo de limão; bolo de laranja e bolo de maçã com amêndoas; dentre outros.

Ficou desejando? Pois corre pro Insta e manda agora uma DM para saber mais: @asuculenta!

_desenroladas-bolo-vegano-fortaleza-a-suculenta-1
_desenroladas-bolo-vegano-fortaleza-a-suculenta-3 _desenroladas-bolo-vegano-fortaleza-a-suculenta-2_desenroladas-bolo-vegano-fortaleza-a-suculenta-4