Desenroladas


Especialistas indicam livros de moda

Para ampliar ainda mais a sua visão de moda neste ano, pesquisadores da  área indicam os livros mais interessantes e curiosos, entre clássicos e lançamentos

Zoeira

Foto: Lucas Menezes

Mais do que assistir a desfiles ou saber a última tendência, estudar moda exige um conhecimento plural. Para atualizar (ou rechear ainda mais) a biblioteca neste ano, um time de pesquisadores de diferentes áreas relacionadas ao universo fashion indicam seus títulos favoritos.

Raquel Medeiros, professora universitária e gerente de marketing Florinda e Famel, passeia por livros voltados para estudos de mercado e semiótica. “Para buscar teorias e aplicá-las ao universo da moda, tão carente de estudos metodológicos”, reflete. Já Tânia Dourado, linguista e publicitária Doutora em linguagem e comunicação de moda, indica publicações com proposta multidisciplinar. “Um acervo não apenas eclético, mas coerente com alguém que estuda o discurso da moda como constituinte do sujeito moderno”, observa.

André Albuquerque, diretor administrativo e de marketing do grupo Meia Sola, lança um olhar que envolve música, arte e fotografia. “Muitas pessoas acreditam que a moda é apenas uma imposição da indústria sobre como devemos nos vestir”, pondera. Mariella Fassanaro, personal Stylist, seguiu um caminho relacionado a seu campo de atuação: “vestir gente com liberdade, sem seguir tendências cegamente”, orienta. Finalmente, Jackson Araújo, jornalista e pesquisador, também traz seu olhar. “Nossa relação mais importante, e que se reflete diretamente em como nos comportamos, é e será com as cidades”, adianta.

Tânia Dourado
Foto: Lucas Menezes

Tânia é linguista e publicitária Doutora em linguagem e comunicação de moda Foto: Lucas Menezes

David Bowie – vários autores
“Esse livro é uma referência da exposição David Bowie, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, no inicio de 2014. Aqui, as múltiplas identidades do artista que influenciou a cultura durante décadas. Seu visual, seu estilo, suas atitudes”

O pintor da vida moderna – Charles Baudelaire
“Esse livro é uma preciosidade, uma referência canônica para quem se interessa em compreender melhor a noção de modernidade em moda, arte e literatura. O livro é todo ilustrado e traz também o conto ‘O homem na multidão’, de Edgar Allan Poe”.

O paraíso das damas – Émile Zola
“Esse romance retrata a efervescência da moda, em Paris, no século XIX. A narrativa é ambientada dentro de uma loja, permitindo ao leitor mergulhar nas regras do comércio de moda, a renovação sistemática das tendências”.

(more…)