Desenroladas


O figurino de boogie oogie

soniabraga

Ah, os anos 70! Época da discoteca, do movimento hippie, do punk e do glam rock. Conhecida como a década da liberdade, é nela que está ambientada a nova novela da Globo: Boogie Oogie. E, claro, quando se está falando de anos 70, o figurino ganha destaque especial.

tvg_20140601-es-boogie-oogi
Susana (Alessandra Negrini) traz no visual referências dos anos em que viveu em Nova York

Situado mais especificamente no ano de 1978, o figurino da novela retrata a transição do estilo hippie, bem marcado no início da década, para o exagero dos anos 80. Tudo de uma forma bastante realista. Golas compridas e estampas, destaques nos anos 70, misturam-se a calças legging, ombreiras e camisetas, que adiantam a década de 80 e compõem o conjunto de peças que fizeram sucesso nas ruas naquele ano.

234037
Cabelo de personagem de Deborah Secco é inspirado em Farrah Fawcet, de “As Panteras”

O clássico fica por conta da calça reta e da cintura alta. E o charme pelo glitter, paetês e lantejoulas. Filmes que retratam a época, principalmente entre os anos de 1975 e 1980, somaram na composição do figurino da trama com peças características. “Eu quis colocar outros signos, como meias de lurex com sandália, e algumas personagens com o estilo de John Travolta, relembrando o ‘Embalos de Sábado à Noite’”, explica a figurinista Marie Salles.

vitoria
Vitória é super anos 80, sofisticada e moderna, e usa roupas com estampas coloridas e minissaias curtas

Como resultado, a Inês (Deborah Secco) ganhou um estilo americano, com o uso de calças pantera e o body. Ela é aeromoça e consegue os últimos lançamentos das passarelas internacionais.

sandra1
Sandra (Ísis Valverde) traz a marca do hippie, com um visual mais orgânico e natural

Já a Sandra (Ísis Valverde) traz a marca do hippie, com um visual mais orgânico e natural. A personagem usa blusa de crochê, calças com lavagens e outras com recortes, como se ela mesma fizesse a própria roupa.

gilda_
Óculos grandes e arredondados, com lentes em degradê, são destaques no figurino da personagem de Leticia Spiller

Muitas peças foram encontradas em brechós e lojas que guardam itens confeccionados nos anos 70. Porém, a equipe também trabalhou na produção e confecção de roupas especialmente para a novela.  No dia a dia das personagens femininos, a maquiagem é simples. O colorido da época entra em ação nas cenas de festas e nas boates. O batom de cor com gloss por cima e os olhos pintados com glitter e sombras marcantes, bem no clima alegre dos anos 70, são reservados para a noite.

dani
Alice Wegmann vai dar vida a Daniele, uma jovem transgressora que já tem um pé nos anos 80 no quesito estilo

O estilo da caracterização de ‘Boogie Oogie’ caminha do hippie ao glamour, com as personagens Sandra (Isis Valverde), que tem o cabelo comprido e natural, e Vitória (Bianca Bin), que usa o cabelo loiro com estilo moderno. Referência da época, o corte de cabelo da atriz Farrah Fawcett, na série “As Panteras”, pode ser visto na personagem Inês, interpretada por Deborah Secco. O penteado escolhido para a atriz foi o mais copiado no mundo nos anos 70.

vitoriagshow
Look de Vitória é em homenagem a personagem Júlia Mattos de Dancin’ Days. A calça, o bustiê e o casaco foram inspirados na cena clássica de Sônia Braga no filme

Agora é só ficar de olho na novela e reparar quais características da moda dos anos 70 que carregamos até hoje. Quais vocês conseguem identificar?

*Com informações da assessoria de imprensa Globo