Desenroladas


Dicas para uma mala de viagem mais organizada e eficiente

Foto: @lumadeline

O ano mal começou e é claro que já olhamos todos os feriados no calendário para planejar nossos próximos passeios. E quando o assunto é viagem, uma das nossas dúvidas mais comuns é sobre como organizar a mala de forma mais rápida, prática e enxuta. Quem já cometeu o erro de levar mala grande e pesada numa viagem sabe o quanto isso pode ser tanto um fardo para a locomoção quanto para a saúde. Lembro que numa das minhas primeiras viagens longas internacionais, levei uma mala tão pesada que foi “graças” à ela que eu descobri uma protrusão de disco (princípio de hérnia) na coluna, o que me deixou de cama em Paris por dois dias ao invés de aproveitar a cidade luz. Hoje, tento sempre manter as bagagens leves para não correr o risco de atrapalhar os planos de viagem novamente.

Seja a passeio, estudo ou trabalho, veja nossas dicas para uma mala mais eficiente:

Planeje bem o seu roteiro

Você vai fazer uma viagem chiquérrima para o inverno de Nova Iorque ou um mochilão low cost pelo quente sudeste asiático? Cada estilo de viagem traz necessidades específicas de roupas e acessórios e com um roteiro bem planejado fica mais fácil escolher tanto as peças quanto a bagagem mais apropriadas para cada experiência. É importante também manter em mente a quantidade de dias para que você não coloque roupas “a mais” que vão acabar não sendo usadas e só vão pesar na sua mala, o que pode causar dores musculares e muito stress – duas coisas que você vai querer distância durante sua tão sonhada viagem de férias, certo?

Priorize peças confortáveis e neutras

Com poucas peças neutras e muita criatividade você pode conseguir infinitas combinações. Se você tem um estilo mais marcante, fuja da roubada de querer levar muitas peças “bapho” e opte por algumas peças-chave (como um colar grande ou casaco estruturado ou chapéu) que misturadas com outras peças neutras, vão deixar o look interessante. Tecidos confortáveis são essenciais para aproveitar bem as caminhadas – muitas vezes são nesses passeios a pé que fazemos achados incríveis fora dos roteiros tradicionais. Lembre também que é comum fazer comprinhas durante a viagem então deixe espaço na mala para incluir suas compras. Se você vai para um lugar frio e precisa levar peças que ocupam muito espaço, tente priorizar as mais básicas e versáteis, como uma boa jaqueta biker preta que fica bem dia e noite e pode ser usada de mil maneiras.

Use embalagens pequenas para os produtos de higiene

Com exceção de alguns destinos mais exóticos ou com recursos mais escassos, a maioria dos lugares dispõe dos produtos de higiene pessoal que temos aqui. Portanto, não há necessidade de levar tubos grandes de shampoo e condicionador, por exemplo. Economize espaço e peso na mala com as embalagens pequenas identificadas com os nomes dos produtos (para não confundir) e guarde-as numa necessaire bem fechada e de material impermeável para não ter perigo de abrir e sujar suas roupas. Lembrando que em viagem internacional não é permiteido levar nenhum conteúdo com mais de 100ml na bagagem de mão, blz?

Leve poucos acessórios e bons calçados

A dica das roupas também vale para os calçados. Ao invés de levar vários acessórios, opte por poucos itens versáteis que combinam com a maioria dos seus looks. Leve apenas um ou outro mais “tchá” para dar aquele arremate final nas produções mais básicas. Salto é algo que eu raramente levo, porque amo caminhar durante o dia – o que pode ser meio cansativo – então os saltos acabam se tornando inúteis. Costumo escolher 1 Havaianas (para ficar no quarto e tomar banho) e mais duas ou três opções de calçados – todos sempre bem confortáveis e apropriados para longos passeios. Ainda sobre os calçados, é essencial que sejam de boa qualidade e com bom amortecimento. Acredite, depois de alguns dias de viagem seus pés vão agradecer pelo cuidado.

Se você tem alguma ocasião especial programada, como uma festa de casamento ou de aniversário, e quer levar joias, peças com valor sentimental ou itens mais especiais para este momento, aconselho a levar na bagagem de mão.

Otimize os espaços na mala

Sabe aquelas necessaires grandes na qual você consegue organizar calcinhas, sutiãs e acessórios? Sempre uso! Além de deixar tudo guardadinho no devido lugar, também ajuda a evitar os excessos porque você só leva o que cabe nela. Uma outra boa forma de otimizar os espaços da mala é colocando as bolsas umas dentro das outras e as meias dentro dos sapatos.  As camisetas podem ser dobradas em rolinhos para facilitar a visualização e manipulação das peças. Lembre também que é comum fazer comprinhas durante a viagem então deixe espaço na mala para incluir seus souvenirs!

 

Tem mais dicas infalíveis de organização de mala para compartilhar com a gente? Comenta aqui!

Boa viagem!