Desenroladas


Passeios imperdíveis no bairro de Coyoacán na Cidade do México

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar…” Frida Kahlo

A icônica frase da maior artista mexicana demonstra sua incrível capacidade de transformar adversidades em poesia. Através de seus quadros surrealistas, Frida criou um universo multicolorido marcado pela mistura de dor e alegria da cultura de seu país. Parece uma antítese, certo? Mas a leveza e resistência ímpar dos mexicanos é visível já nos primeiros contatos. Chegamos na Cidade do México no dia 21 de dezembro de 2017. Poucos meses antes o país sofreu um dos maiores terremotos de sua história, causando inúmeras perdas. Em diversos pontos por onde passamos, víamos prédios destruídos. Apesar dessa tragédia recente, fomos recebidos com calor, espontaneidade e muito acolhimento em todos os momentos. As cores mais famosas do México são as dos quadros da Frida, mas são as cores dos corações e sorrisos do povo deste país que o tornam um destino de viagem tão especial.

E por falar nela, sua casa foi o nosso ponto de partida da jornada. Dentre tantas opções, a casa na qual Frida e seu marido, o também pintor Diego Rivera, moraram é sem dúvida um dos pontos mais famosos na capital. O museu fica em Coyoacán, um local que merece um dia inteiro para ser explorado a pé. Uma ex-cidade colonial, o bairro manteve seu charme mesmo após ser englobado pela expansão da capital. Além de prédios históricos, é aqui também que ficam vários parques, restaurantes de comidas tradicionais e grandes mercados de artesanato para quem ama os bordados de herança indígena tão característicos do México.

Veja nossa lista com alguns passeios essenciais por esta zona histórica da Cidade do México:

Museu Casa da Frida Kahlo

Na calle Londres, uma casa azul de arquitetura colonial foi onde a maior pintora mexicana nasceu, viveu e criou a maior parte de suas obras. Autodidata, ela desenvolveu um estilo único de pintura que misturava o surrealismo aos elementos reais de sua vida. A casa mantém os objetos pessoais de Frida Kahlo, como sua cama, sua cadeira de rodas, suas tintas, seu cavalete, alguns de seus quadros e as obras de arte que ela e Diego Rivera colecionavam.

Para quem quiser levar um souvenir, há uma lojinha de presentes. No entanto, levando em consideração que a imagem da Frida é usada até a exaustão pela cultura pop nos mais diversos mercados, achei as opções caras e sem muita novidade. No pátio, tem também uma exposição permanente com vestidos, sapatos e acessórios da pintora que demonstrava sua personalidade forte e artística através do vestuário. Um mergulho na história de Frida, uma força criativa vanguardista que é essencial para compreender a história do México, das mulheres e do mundo.

Endereço: Calle Londres # 247, Colonia Del Carmen, Delegación Coyoacán, C.P. 04100, Ciudad de México | Tarifa: $ 200 (Pesos) – Cerca de R$ 35,28 (pode variar de acordo com a taxa de câmbio vigente) | Funcionamento: 10h às 17h30 | Informações: http://museofridakahlo.org.mx

Casa de Trotsky

Chamada de “Pequena Fortaleza”, essa casa abrigou Leon Trótski entre 1939 e 19940, quando foi assassinado. O local é preservado até hoje como estava no dia do crime. Estão ali os livros e a máquina de escrever do revolucionário russo, bem como papéis, canetas e agendas que nos fazem imaginar quantas brilhantes ideias foram depositadas ali.

Endereço: Cto Interior Avenida Río Churubusco 410, Del Carmen, 03340 Ciudad de México | Funcionamento: 10h às 17h (fecha às segundas-feiras).

Mercado Roma Coyoacán

Neste espaço de três andares, no centro de Coyoacán, está um verdadeiro paraíso gastronômico repleto de restaurantes. Com opções para todos os gostos e todos os bolsos, o Mercado Roma é uma opção cool e agradável para um almoço ou jantar em grupo. Lá você encontra desde pratos tradicionais mexicanos como tamales, tortillas, tacos e enchilladas até restaurantes de cozinha internacional. Há também várias opções vegetarianas e veganas, como os maravilhosos Te Quiero Quinoa e Caseus (a lasanha vegetariana é dos deuses!), onde almocei.

Endereço: Miguel Ángel de Quevedo, 353, Col. Santa Catarina. | Informações: http://mrc.mercadoroma.com

Mercado Artesanal de Coyoacán

Em frente à Plaza Jardin Hidalgo está situado um dos mercados de artesanato mais simpáticos e tradicionais da capital mexicana: O Mercado Artesanal de Coyoacán. Por lá você encontra todo tipo de artesanato tradicional: esculturas, pedras, bonecas, vestidos bordados, sapatos feitos à mão, bolsas e mantas de lã multicolorida, sombreros e até piñatas. Os preços são bem justos e este é um passeio imperdível para quem deseja trazer muitas lembrancinhas típicas pra casa.

Além deste mercado, existem diversas outras feirinhas por Coyoacán, como nos arredores da casa da Frida. Basta andar alguns poucos quarteirões e as cores vibrantes do artesanato mexicano vão chamar você.

Outro ponto importante para quem gosta de se aventurar na gastronomia são as barraquinhas de rua, sempre com saladas de frutas, tacos e tortillas feitos na hora. Tudo super saboroso e muuuito picante – sim, até as frutas!

Endereço: Felipe Carrillo Puerto 25, Coyoacán TNT | Funcionamento: segunda à quinta de 11h às 21h e sexta a domingo de 10h às 23h.

Em breve iremos publicar mais dicas sobre o México, incluindo também a paradisíaca Riviera Maia. Fica de olho por aqui! Hasta luego 😉